O senador Sadi Cassol (PT-TO) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira, 5, os 21 anos da criação do Tocantins. O Estado foi criado em 5 de outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição, sendo o mais novo dos 26 entes da Federação.
De acordo com Sadi Cassol, vivem hoje no Tocantins 1,2 milhões de habitantes, em um território de 277.620,914 quilômetros quadrados. Entre a população há 10 mil indígenas, ocupantes de reservas que totalizam 2 milhões de hectares. A taxa anual média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), entre 2002 e 2006, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 6,64%.O PIB em 2006 foi de R$ 9,6 bilhões.
Sadi Cassol destacou ainda a 15ª posição alcançada pelo Estado com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com dados de 2005 registrados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
"Temos grandes desafios pela frente, mas sabemos das nossas enormes potencialidades e do povo laborioso que habita nosso estado. Estamos de portas abertas para quem quer trazer investimentos e trabalhar neste grande projeto que é o fortalecimento desse Estado", disse o senador.
O parlamentar destacou a atividade dos governadores tocantinenses, como o ex-governador Siqueira Campos (PSDB), Moisés Avelino (PMDB), Marcelo Miranda (PMDB), e o atual governador, Carlos Henrique Gaguim (PMDB)”. Ele também lembrou a administração do prefeito da capital Palmas, Raul Filho (PT). “Estamos recebendo missões internacionais em quase todas as semanas, em quase todos os meses, para conhecer as escolas de tempo integral e as creches de Palmas, que foram implantadas com recursos próprios do Tesouro municipal”, referiu.
Sadi Cassol acrescentou que no Tocantins o empreendedor encontrará todas as condições naturais favoráveis ao agronegócio e disse ser testemunha de que o Estado é um local bom para morar e investir.
Ao final do pronunciamento, o senador defendeu a criação do Estado do Carajás, “porque vimos no Tocantins, acompanhamos desde o dia do lançamento da pedra fundamental da capital e a criação do Estado no ano anterior, ainda em Miracema, quanto se desenvolveu a região norte do antigo Goiás com o fato da criação do Estado do Tocantins”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sadi Cassol