Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Ronaldo Mitt

Na manhã desta terça-feira, 20, o Ministério Público Estadual (MPE) reuniu-se com integrantes da ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas – unidade pertencente à Polícia Militar do Estado do Tocantins. O objetivo foi mostrar como a Instituição procede ao receber denúncias sobre possíveis excessos praticados, segundo alguns cidadãos, nas abordagens realizadas pela Rotam, em Palmas.

A reunião também foi uma oportunidade para que os integrantes do Grupo Especial da PM pudessem expor as dificuldades no exercício da função para o Promotor de Justiça Militar José Eduardo Sampaio. Compareceram ao encontro o Procurador-Geral de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira, o Sub-comandante da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) Cláudio Thomaz, o assessor militar do MPE Capitão Francinaldo Bó, o advogado da Associação dos Cabos e Soldados Fábio Renaut, dentre outros representantes da Polícia Militar.

“Esses encontros servem para aproximar os órgãos e reiterar o papel importante que cada um desempenha em prol da sociedade”, pontuou Clenan Renaut durante a reunião, proposta após a prisão preventiva de quatro policiais militares, na semana passada. Na ocasião, o Promotor de Justiça Militar explicou os motivos que o levaram a requerer a detenção dos policiais. “Desde o início de suas atividades, a Rotam tornou-se causa frequente de reclamações junto ao MP/TO, o que gerou inúmeras requisições de instauração de Inquéritos Policiais Militares”, pontuou Sampaio.

Fonte: Assessoria de Imprensa MPE