Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Já estão disponíveis à população os mil exemplares repassados pela Biblioteca Jornalista Jaime Câmara através do Programa Livro Aberto – Instalação de Bibliotecas Públicas do Governo Federal, com isso o acervo passa a ser de 24 mil exemplares, ampliando assim o atendimento ao público. A entrega das unidades aconteceu nesta quarta-feira, 21, no Espaço Cultural, e contou com a presença de usuários, escritores e gestores da Fundação Cultural de Palmas, que administra a biblioteca.

Nesta quarta-feira a Fundação Cultural também entregou cinco computadores que estarão disponíveis para consultas. “Este é parte do investimento da FCP neste segmento. Também estamos concluindo o sistema de informatização que vai dar mais segurança e agilidade aos serviços da biblioteca”, destacou o presidente da FCP, Pierre de Freitas.

Durante a solenidade, Freitas também anunciou que um segundo repasse, de mais mil livros, será feito pela Biblioteca Nacional e desta vez irá beneficiar a Biblioteca Pública de Taquaralto. “Quanto mais livros melhor. Com estes, agora vou poder complementar meus estudos, e quem sabe conquistar uma vaga no concurso”, destacou o militar Marquezan Correia Carvalho Lima, que utiliza o acervo da biblioteca freqüentemente.

Além dos livros foram repassados à Fundação Cultural de Palmas equipamentos para acomodação dos livros e leitores, como estantes, mesas e pufes. De acordo com o escritor Ubiratã dos Santos, as aquisições enriquecem àqueles que buscam na biblioteca o desenvolvimento de suas habilidades. “Sou uma assíduo frequentador deste local e entendo que os novos livros atendem um desejo de conhecimento de muitos leitores como eu”, declarou. Ubiratã doou 20 exemplares de suas obras “Reginho do Velho Chico a navegar” e “A revolução dos Bichos no Rio do Tocantins”. O último foi exposto com exclusividade no local, já que o lançamento oficial, ainda sem data marcada, acontecerá no Hospital Dona Regina, para as crianças em tratamento.

Programa

O Livro Aberto é realizado em todo o Brasil pela Biblioteca Nacional, o objetivo é implantar bibliotecas públicas em todas as cidades brasileiras. A ação do Ministério da Cultura se destaca pela implantação e modernização de bibliotecas, implantação de Pontos de Leitura, bolsas para escritores e prêmios literários, realizados pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

Equipamentos

Outro benefício que deve chegar em breve à Biblioteca Jornalista Jaime Câmara é a informatização no atendimento. A Fundação Cultural de Palmas começou a instalar cinco computadores na biblioteca e deve concluir em alguns meses o sistema de empréstimo e acervo. A Biblioteca Jaime Câmara recebe em média 50 pessoas por dia.

Fonte: Ascop