Quatorze granjas do Estado serão inspecionadas pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – a partir de amanhã, terça-feira, 10. A operação de cunho educativo pretende orientar os criadores de aves sobre as medidas de biossegurança para novo registro junto à Agência. As mudanças e o novo cadastro estão previstos na Instrução Normativa nº 56 e quem descumprir as exigências ficará impedido de transportar e abater os animais.
De acordo com o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, esta visita inicial irá tirar todas as dúvidas dos avicultores quanto às novas mudanças que devem ser realizadas para a adequação dos estabelecimentos. “São novidades sobre questões físicas das granjas, como espaço de telas, cercas, isolamento e instalação de gabinete sanitário. Tudo isso foi determinado pelo Ministério da Agricultura para tornar a produção de carne de frango ainda mais segura sanitariamente”, explicou o presidente, acrescentando que o processo dará um registro único para cada avicultor.
Segundo o gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Antônio Leal, o prazo para novo registro segue até dia 4 de dezembro somente para as empresas que foram criadas depois do dia 04 de dezembro de 2007, data de publicação da IN. “Para as granjas mais antigas o prazo para adequação às normas será um pouco maior, mas nada impede que elas já façam as mudanças”, disse o gerente, completando que aproximadamente 40 granjas tocantinenses terão que fazer o novo cadastro até a data.
A Adapec será responsável por registrar as granjas comerciais, ou seja, aquelas que criam frangos de corte (carne) ou de postura (ovos). Já os estabelecimentos especializados em reprodução serão vistoriados pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da SFA - Superintendência Federal da Agricultura.
Dados
Atualmente o Tocantins tem dois abatedouros de aves: um em Aguiarnópolis e outro Paraíso. O plantel avícola gira em torno de 7.320.826 animais.
Fonte: Ascom Adapec