Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No debate do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores, os candidatos à presidência da sigla no Tocantins tiveram a oportunidade de esclarecer aos filiados petistas suas propostas para o crescimento do partido no Estado e defenderem suas candidaturas antevendo o panorama político em 2010. O evento foi realizado nesse domingo 8, às 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Palmas.

Os quatro candidatos compareceram: Dr. Walter Balestra, pela chapa Mensagem para Mudança, Roseli Andrade, da chapa esquerda em Movimento, Donizeti Nogueira, pela Construir um novo Tocantins, e Josafá Maciel, representando a chapa Esquerda Socialista.

Walter Balestra enfatizou no debate a insatisfação dos petistas, principalmente no interior do estado, com a direção atual do partido. "Temos um dirigente, esposa e irmão que comandam o PT no estado. Este estado de coisas não pode continuar" afirmou o candidato da chapa Mensagem para a Mudança, completando ainda com críticas à chamada "maioria automática" onde uma única tendência compõem cerca de 70% do diretório.

Já o candidato Josafá Maciel preferiu apresentar seu currículo militante e propor a criação de uma comissão de formação política estadual para o partido. "O maior ganho deste processo [o PED] é o diálogo do partido com a sociedade", completou o candidato.

Já Roseli Andrade, fez sua apresentação lembrando a importância da militância do Estado na construção do partido. Para ela, é preciso que se faça “uma chamada geral” para as eleições. “O PED é nosso e o debate só enriquece a militância", argumentou.

Candidato à reeleição, Donizeti Nogueira, rebateu às críticas à gestão atual dizendo serem "esbravejos insensatos". Segundo o candidato, existe "um projeto político para o Estado em andamento". Ele disse que tem visitado constantemente os militantes do interior e que a maioria automática é resultado do trabalho. "O partido é forte porque tem uma direção que orienta", afirmou.

Os candidatos responderam aos questionamentos dos militantes neste ultimo debate promovido pelo partido que escolhe no próximo dia 22 seu novo presidente. O pleito será realizado em todas as cidades com mais de 20 filiados ao PT e vai definir presidentes e diretórios tanto nacional quanto estaduais e municipais. O PT é o único partido que realizada eleições diretas para escolha de seus dirigentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa