Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Tharson Lopes
  • Foto - Tarcísio Lima

A Fundação Cultural do Tocantins concluiu, neste mês de novembro, o projeto de modernização do Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas. O projeto é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da FCT, e o IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no valor de R$ 26.597,20, sendo R$ 2.659,72 de contrapartida do Estado. O Memorial foi contemplado dentro do Edital de Modernização de Museus do Ministério da Cultura.

Através do convênio, foram instalados computadores; equipamentos de segurança como alarme e sensores; equipamentos de comuminação, como caixas de som e microfones, projetor multimidia, telão e projetor; Dvd e rádios de comunicação.

Além do projeto de modernização, o Memorial Coluna Prestes está passando por reformas.

Memorial

Inaugurado em 2003, o Memorial Coluna Prestes e os 18 do Forte registram fatos que marcaram a história nacional. O Memorial homenageia a marcha comandada por Luiz Carlos Prestes, na primeira metade do século XX, que passou por 12 estados e vários municípios que hoje integram o Estado. Em 1924, com o Levante da Coluna Prestes, em São Paulo e Santo Ângelo (RS), um grupo de revoltosos, inconformados com a opressão da República Velha, começou uma marcha pelo País.

O espaço de 570,40 m² é composto de um salão com a exposição de longa duração sobre a Coluna Prestes, além de reprodução do ambiente com mobiliário do escritório de Luis Carlos Prestes e um auditório. O acervo possui fotos, documentos, móveis e armas sobre a Coluna e os participantes.

Fonte: Ascom Fundação Cultural