Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O município de Porto Nacional comemora na sexta-feira, 20, O Dia da Consciência Negra, com um feriado municipal. O dia é bastante valorizado pelos portuenses e foi em consequência disso que em 2008 foi promulgado a lei do município que instituiu o feriado.

A Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de turismo e cultura promove nesta quinta-feira, 19, programação para festejar a data. “Porto Nacional é o berço cultural do Tocantins, e nós herdamos muito da cultura africana, nada mais justo que celebrarmos esta importante data em agradecimento a grande contribuição dado por este povo”, afirma a prefeita municipal, Teresa Martins (PDT).

Consciência Negra

A Dia da Consciência Negra comemorado no dia 20 de novembro, foi estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A criação da data foi importante, pois, serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram durante a história do País, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos.

Programação

Dia 19/11 a partir das 17hs

Local: Área coberta do mercado municipal

*Documentário – personalidades negras Portuenses

*Apresentação de músicos municipais

*Palestra com Dr. Adelmir Fiabani – qualificado na área de Educação em Historia da África.

*Apresentação Cia de dança Atalaia igreja de cristo.

*Noite de autógrafo com Adelmir Fiabani

*Apresentação de grupos de capoeira do Sesc

*Apresentação do grupo de maculelê do Sesc

*Apresentação de grupo de dança (afro-reggae) Centro Municipal de Artes

*Apresentação dos alunos das Escolas Municipais

*Grupo de dança Anos Dourados – 3º idade

*Oficina de dança

Praça de alimentação com comidas típicas com: Feijoada, Angu de milho, Paçoca de amendoin, Milho cozido, Paçoca de carne de sol, Tapioca, Maria Izabel, Bolo de arroz, Mungunzá