Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Celtins assinam amanhã, quinta-feira, 26, um convênio para incentivar consumidores residenciais a doarem, por meio de uma fatura que acompanha a conta de energia, o valor mensal de R$ 2,00. A assinatura acontece no auditório do Palácio Araguaia, às 3 da tarde, com a presença da representante do Unicef, Cristina Albuquerque.

Após o pagamento da fatura que acompanhará a conta no mês de dezembro o cliente adere ao convênio que será cobrado mensalmente em sua conta de energia. A doação é opcional e poderá ser suspensa a qualquer momento por meio de uma ligação para o Centro de Atendimento ao Cliente da Celtins no telefone 0800 64 64 196.

A iniciativa será divulgada no Tocantins por meio de uma campanha veiculada em emissoras de rádio e TV, estrelada pela cantora Daniela Mercury, embaixadora do Unicef no Brasil.

A cerimônia contará ainda com a apresentação de esquetes sobre os direitos da criança e do adolescente, encenados por integrantes da Rede de Jovens Protagonistas de Palmas, ligados ao CEDECA – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. As crianças do projeto Tambores do Tocantins, desenvolvido pela Comsaúde em Porto Nacional, também se apresentam. As duas instituições contam com o apoio da Celtins.

Agenda Criança Amazônia

A Celtins é a segunda empresa da Rede Energia (a primeira foi a concessionária do Pará - Celpa) a apoiar a Agenda Criança Amazônia, um amplo processo de mobilização social que envolve governos, organizações da sociedade, comunidades e setor corporativo na promoção de mudanças positivas na vida das crianças e dos adolescentes por meio da gestão pública municipal, da participação e do controle social.

Por meio da iniciativa, o Unicef vai monitorar, avaliar e outorgar um reconhecimento internacional, o Selo Unicef Município Aprovado, àqueles municípios que conseguirem avanços importantes no alcance de metas relacionadas à promoção, proteção e garantia de direitos com a efetiva participação das crianças e dos adolescentes.

Além disso, o Unicef, junto com seus parceiros, vai promover o desenvolvimento das capacidades de gestores e técnicos do setor público, das organizações parceiras e da comunidade, oferecendo materiais e tecnologias sociais capazes de ajudar os municípios a alcançarem as metas estabelecidas.

Amazônia Legal

Hoje, a Amazônia Legal brasileira apresenta importantes desafios para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A região é conhecida por sua biodiversidade e riqueza sociocultural, mas, junto com o Nordeste, tem registrado alguns dos indicadores sociais mais críticos do País. O percentual de crianças e adolescentes pobres, ou seja, que vivem com famílias com renda per capita de menos de meio salário mínimo, é de 61%, maior do que a média brasileira, de 50%. Além disso, está em desvantagem se comparada à média brasileira e de outras regiões em relação a indicadores como, por exemplo, desnutrição, mortalidade infantil, acesso a saneamento básico, analfabetismo de adolescentes, registro civil de nascimento, acesso a cuidado pré-natal.

Com a Agenda Criança Amazônia, a Celtins e seus clientes poderão contribuir para melhorar esses indicadores e ajudar a levar mais qualidade de vida para crianças e adolescentes da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa Celtins