Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

“Estou muito emocionado e muito agradecido com a presidente por nos outorgar uma menção e uma placa tão bonita. O importante é que a Justiça do Tocantins sempre está disposta à cooperação”, disse o Embaixador da Colômbia no Brasil, Tony Jozame Amar, após descerrar a placa de honra na Galeria dos Visitantes Ilustres do Tribunal de Justiça do Tocantins, na tarde da sexta-feira (27/11).

O Embaixador e o Cônsul Honorário da Colômbia no Tocantins, Carlos Amastha, realizaram visita oficial à presidente do TJ-TO, desembargadora Willamara Leila, no mesmo dia em que inauguraram o Consulado da Colômbia em Palmas.

Segundo o Cônsul Carlos Amastha, a sexta-feira ficará marcada na história do povo colombiano. “O país que a gente representa está muito feliz neste momento, com a inauguração do Consulado. Isso mostra que a Colômbia está mais uma vez presente neste processo da abertura da janela do Tocantins para o mundo”, afirmou Amastha complementando que a homenagem da Presidente Willamara Leila simboliza o estreitamento dos laços entre Colômbia e Tocantins. “Essa homenagem da Presidente Willamara ratifica o que nós sempre soubemos: que o Tocantins é um estado amigo, que recebe a todos de braços abertos”, completou.

“Hoje o Tribunal de Justiça está em festa por um motivo muito especial: essa ilustre visita”, disse a Presidente do TJTO, Desembargadora Willamara Leila, em discurso. A Desembargadora destacou ainda, a importância da ação do Cônsul e empresário, Carlos Amastha, em desenvolver um grande empreendimento no Tocantins. “O nosso estado é novo, nosso povo é humilde, e esses investimentos são importantes para muitas famílias. É um trabalho não apenas empresarial, mas também social”, afirmou a Presidente destacando ainda que a visita é valorosa “tanto é verdade que ficará gravada para sempre no Tribunal”.

Segundo a Presidente, o TJTO tem tradição em receber bem as autoridades, tanto internacionais quanto nacionais, e não seria diferente em sua Gestão. “Brasil e Colômbia têm ótimas relações empresariais e governamentais e é importante estreitar os laços com os países fronteiriços para a troca de experiências e informações”, afirmou.

Tradicionalmente, no Tribunal de Justiça do Tocantins, as visitas internacionais incluem em seu protocolo descerramento de placa de homenagem e assinatura do Livro de Registros de Notáveis.

Para a Deputada Federal e Presidente do Grupo Parlamentar Brasil Colômbia, Nilmar Ruiz, a homenagem é mais que merecida. “Quero parabenizar a nossa Presidente pela iniciativa e pela forma protocolar em que recebeu o Embaixador da Colômbia e o Cônsul. Eu acho que é fundamental esse reconhecimento porque sabemos que o Consulado no Tocantins foi primeiro construído para depois ser formado, pois Carlos Amastha vem investindo em Educação no Tocantins há mais de dez anos”, destacou. Segundo a Deputada, estar presente no evento era uma questão de honra, em virtude da admiração que cultiva pela Presidente do TJTO. “Por todos os lugares onde a Desembargadora passou deixou uma marca muito importante”, destacou a Deputada.

América Latina

Durante o encontro no gabinete da Presidência, o Embaixador da Colômbia no Brasil, Tony Jozame Amar, comentou acerca da situação do Poder Judiciário na Colômbia e em outros países da América Latina. Segundo o Diplomata, no país há poucos juízes. “O importante é impulsionar as reformas (no Judiciário) para agilizar os processos”, afirmou Amar que destacou ainda a necessidade de privatização das penitenciárias a fim de dar dinamismo ao sistema. De acordo com o Embaixador, a proposta de melhoramento carcerário foi tema de sua tese como Advogado.

Para a Presidente do TJTO, Desembargadora Willamara Leila, o Brasil já passou por momentos de insegurança jurídica, mas agora o país está num caminho melhor. “Não é porque a represento, mas a justiça no Tocantins é firme e pautada na ética”, disse.

Participaram da visita, a esposa do Cônsul, Glô Amastha, e seu filho, Fernando Amastha, além do empresário colombiano, Júlio Cesar Algere. A Diretoria do TJ-TO também esteve presente.

Fonte: Ascom Tribunal de Justiça