Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os acadêmicos da UnirG se mobilizarão mais uma vez para uma grande assembleia na segunda-feira, 07, a partir das 09 horas em frente aos campus II. Os estudantes acusam p prefeito Alexandre Abdalla de quebra de acordo.

A estimativa é reunir mais de 4.000 acadêmicos para deliberar sobre o projeto de Lei 057 que altera a lei n° 611/1985 que trata da Fundação UnirG. Esse projeto apresentado pelo executivo ignora as reivindicações feita na última reunião do conselho curador. Ao invés de preservar o acordo de autonomia da instituição o prefeito criou um artigo que valoriza a sua autonomia de escolher o presidente da fundação e além de tudo o reitor da UnirG, que hoje é escolhido pelo os estudantes, professores e servidores.

Em relação à uniformidade e autonomia do conselho curador também acordadas na reunião, outro mecanismo do documento fere a igualdade e amputa o poder do conselho, já que, o órgão passará apenas a sugerir determinações ao executivo municipal. Diante de todas essas afrontas os professores já decretaram greve, e os servidores se reunirão para legislar sobre o assunto.

De acordo com Domingos Rodrigues, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) o passo a ser seguido nesse momento é fazer pressão para que os vereadores alterem o projeto e acatem as emendas de alteração propostas pelo comando de greve. “A comissão jurídica dos DCE, APUG e ASAUNIRG se reunirão com os vereadores para apresentar as mudanças”, destacou. A expectativa do comando de greve é que antes da sessão extraordinária que acontecerá às 10 horas da manhã nesta segunda-feira, (07/12) os vereadores já estejam cientes das mudanças e que eles possam legislar a favor do movimento.