Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com a chegada das festividades de final de ano, as Hemorredes de todo Brasil ficam em alerta para que haja aumento nas doações de sangue. Os muitos acidentes que acontecem nas estradas e durante estas festividades exigem muito dos estoques dos hemocentros.

No Tocantins, a diretora da Hemorrede, Perla Risette Alves Lima, explica que é importante que as pessoas procurem as unidades de hemoterapia em Palmas, Araguaina, Gurupi, Porto Nacional e Augustinópolis antes de viajarem, pois nesse período a demanda nos hospitais tende a aumentar.

Com o saldo de mais de duas mil coletas em todo o Estado, a Hemorrede do Tocantins, unidade da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, encerra nesta sexta-feira, 18, a campanha comemorativa ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Haverá sorteio de brindes, distribuição de kits comemorativos e lanche especial para os doadores que comparecerem às unidades.

A campanha “Solidariedade: você também pode oferecer” iniciou no dia 18 de novembro com o objetivo de homenagear os doadores pelo seu dia e incentivar novas pessoas a doarem sangue. Apesar do término oficial, a Hemorrede convida a todos aqueles que ainda não realizaram esse gesto que pode salvar até quatro vidas, a comparecer a uma de suas unidades e fazer o natal de alguém mais feliz.

Para doar sangue é preciso:

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;

Ter entre 18 e 65 anos

Pesar acima de 50 Kg.

Não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação

Não estar em jejum.

Ser saudável;

Não pode doar quem:

Teve hepatite após 10 anos de idade;

Mulheres grávidas ou amamentando;

Teve doença de chagas;

Tem comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue: múltiplos parceiros e usuários de drogas injetáveis.

Onde doar

Palmas – 301 Norte Conj. 02 Lote 01, próximo ao Detran. Fone: 3218-3287

Araguaína – Rua 13 de Maio, 1336. Fone: 3413-8100

Porto Nacional – Av. Luís Leite Ribeiro Quadra 01 Lote 05. Fone: 3363-5161

Gurupi – Rua 14 de Novembro, Quadra 117, Lote 08. Fone: 3312-2237

Augustinópolis – Rua Anicuns, S/N. Fone: 3456-1153

Fonte: Ascom Sesau