Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

As margens dos córregos Sussuapara e Brejo Comprido receberão nesta terça-feira, 22, o plantio de mais de cinco mil mudas de espécies nativas, para a recuperação da mata ciliar. A ação ocorre em razão de uma compensação ambiental realizada pelo Hipermercado Extra do Grupo Pão de Açúcar e da Bela Vista Incorporadora de Imóveis Ltda.

A compensação ambiental é uma exigência da Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah), sempre que há a instalação de um grande empreendimento no município.

Ao solicitar licenciamento ambiental para a construção do hipermercado, o Extra efetuou o levantamento arbóreo da área, onde foram retiradas 70 árvores nativas, que serão compensadas com o plantio de 140 mudas de espécies como caju, pequi e fava-de-bolota, na área do Córrego Brejo Comprido, próximo ao Hospital Geral de Palmas.

Já a empresa Bela Vista Incorporadora de Imóveis Ltda., responsável por um loteamento na quadra 304 Norte (ARNE 41), apresentou Termo de Compromisso de recuperação das áreas verdes das quadras 204 e 304 Norte, na Diretoria de Meio Ambiente, uma vez que a construção do lançamento das águas da drenagem pluvial do empreendimento comprometeu a mata ciliar do Córrego Sussuapara, motivo pelo qual a empresa foi notificada.

A área de 67.455m², referente à compensação ambiental da empresa acima citada, receberá aproximadamente cinco mil mudas de espécies nativas. De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Sandra Sonoda, tais ações já contemplam os projetos de reestruturação das bacias dos córregos Brejo Comprido e Sussuapara, afirma.

Fonte: Ascop