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Economia

Em um universo de 42.951 pessoas atendidas pelo Procon em 2009, 53,86% são homens, o que representa 23.133 pessoas atendidas contra 46, 14% de mulheres, representando 19.818. Quase a mesma proporção registrada em 2008, quando os números de atendimento apontaram 53,61% de homens contra 46,39% de mulheres. Isto significa que o número de reclamações de consumidores masculinos está aumentando gradualmente.

Dentro da estatística do Procon para este ano em relação a 2008, os dados apontam que na faixa etária até 20 anos, cresceu o número de reclamações destes consumidores, o que também aconteceu com os consumidores da faixa etária entre 21 a 30 anos, que subiram de 10.861 no ano passado para 11.277 em 2009. Já entre os consumidores com idade entre 31 a 40 anos, o número de registro de reclamações caiu de 11.938 em 2008 para 11.244 neste ano. Isto também ocorreu entre os consumidores da faixa entre 41 a 50 anos que, de 8.512 em 2008 baixou para 7.993 este ano.

Ainda no contexto das faixas etárias, os números divulgados pelo Procon também mostraram queda entre consumidores entre 51 a 60 anos, que era de 4.791 em 2008 para 4.548 em 2009. A queda de reclamações caiu em menor proporção também na faixa de consumidores entre 61 a 70 anos e ainda na faixa acima de 70 anos, que no ano passado registrou 1.489 reclamações contra 1.299 este ano. Os dados comparativos de 2009 são do período entre 01/01 a 29/12 de 2009. O Procon fechará o levantamento total do ano apenas no início de janeiro de 2010.

O Procon atendeu até o dia 29 deste mês um total parcial de 42.951 reclamações que geraram até aqui, 8.289 processos sendo que o maior número dos problemas atendidos foram solucionados na etapa preliminar à abertura dos processos. Durante o ano de 2008, foram gerados 7.267 processos.

As 10 mais reclamadas

A empresa Brasil Telecom que foi adquiria pela empresa Oi, continua no topo do ranking das mais reclamadas, como ocorreu em 2008. Seguida da Celtins. Na lista deste ano das empresas mais reclamadas continuam firmes o Banco do Brasil, a Telegoiás, a Saneatins, a Tim Celular, da empresa Dismobrás, o Bradesco e a novidade da lista para este ano é a loja Novo Mundo que passou a figurar entre as reclamadas.

Problemas

As reclamações de consumidores somam vários segmentos e muitos requesitos como falta de peças de reposição, falta de garantia, cobrança indevida ou abusiva, cláusulas abusivas em contratos, recusas injustificada de prestação de serviço, demora ou mesmo não entrega de produtos, e também a entrega de produtos com defeitos.

Fonte: Ascom Secretaria da Cidadania e Justiça