Nesse final de semana, as atenções de desportistas se voltam para Carolina (MA) onde ocorre o 10º Enduro do Cerrado. Dentro de sua política de fomento ao turismo e ao esporte regional, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) apoia o evento, que vai reunir cerca de 700 praticantes de enduro dos estados do Maranhão, Tocantins, Pará, Piauí, Goiás e do Distrito Federal e busca também divulgar as belezas da região.
Em motocicletas, bikes e veículos 4 x 4, os participantes vão percorrer 80 km de trilhas da Chapada das Mesas, no cerrado maranhense. O ponto de partida será a Praça José Alcides de Carvalho – mais conhecida como Praça dos Hots – de onde os competidores partirão na manhã de domingo, 17.
No sábado, 16, a programação inclui shows, apresentações radicais (com participantes do enduro) e outras atividades no mesmo local. O 10º Enduro do Cerrado é o primeiro evento do calendário turístico de Carolina e costuma atrair milhares de visitantes que lotam os hotéis e pousadas do município.
A organização do evento está sob a responsabilidade de uma equipe formada por 70 pessoas, coordenada por João Batista Cabral Assis, ou João Boneco, como é conhecido. Ele lembra bem de como essa história começou. “No início, era uma brincadeira de motoqueiros para divulgar o turismo e com o passar do tempo se tornou um dos maiores do país; e referência para quem gosta e pratica esportes radicais”, disse João Boneco.
Ele comenta que antes havia um pouco de resistência dos moradores da cidade em relação ao enduro. “Mas hoje, os filhos de Carolina se preparam para receber os participantes e mesmo aqueles que vêm conhecer o Enduro do Cerrado”, destaca.
João Boneco ressalta o apoio do Consórcio Estreito Energia - Ceste ao 10º Enduro do Cerrado. “Felizmente, podemos contar com o incentivo do Ceste ao evento que é muito importante para concretização da 10ª edição do Enduro do Cerrado e também para a 19º edição do Enduro de Estreito, que ocorrerá em fevereiro”, ressalva.
Carolina
Localizada na região do Vale do Tocantins, no sul do Maranhão, a cidade está distante 860 km de São Luís, capital maranhense. A sua história registra a implantação do primeiro grande empreendimento hidrelétrico do Maranhão e a segunda do nordeste: a hidrelétrica de Newton Carvalho, fundada em 1940, no Rio Itapecuruzinho. O município também foi pioneiro na fabricação de sabonete e óleo comestível no nordeste. Com 25.257 habitantes a cidade hoje se destaca no cenário turístico por conta de suas cachoeiras, lagos e construções antigas.
Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito