O empresário Klaus Weyand, presidente da multinacional Eurolatina, empresa que será responsável pela captação de recurso no mercado internacional e construção do Porto Fluvial de Praia Norte, visitou a área destinada para a instalação do Porto.
Ele diz que o grupo está preparado para executar a obra no menor espaço de tempo possível e que a agilidade com que o governo do Estado e a prefeitura local vêm trabalhando na disponibilização da infraestrutura e no contatos com empresários interessados em investir no negócio demonstram a importância dada ao projeto pelos órgãos governamentais.
O prefeito Gilmar Pinheiro, que doou a área para a construção da estrutura portuária, assegurou durante a visita que o município dará todo incentivo e apoio para os investidores que pleiteiam instalar empresas e indústria no município de Praia Norte. Ele acrescenta que, para maior agilidade de todo o processo, os departamentos jurídicos tanto do município quanto do Estado estão trabalhando em conjunto, principalmente para a legalização fundiária da área doada e para a implantação de uma legislação fiscal que seja atrativa ao empresariado.
Já o diretor de Atração e Fomento da Secretaria de Indústria e Comércio, Iapurê Olsen, ressalta que no aspecto fiscal o governo do Estado poderá disponibilizar técnicos para tratar da legalização do terreno, e a prefeitura fica encarregada de fazer o levantamento demográfico. “Este porto vai atrair grandes empreendimentos e desenvolver economicamente a região” explica.
Segundo Klaus Weyand, o Porto será construído em etapas. Na primeira, o município disponibilizou uma área de 75 hectares e futuramente estão previsto mais 75 hectares. A estrutura contará com instalações portuárias, uma área retro-portuária oferecida à iniciativa privada para instalação de indústrias, processamento e entrepostagem de mercadorias oriundas do Norte do país, principalmente da Zona Franca de Manaus.
Investimento
O projeto prevê investimentos de R$ 30 milhões destinados à construção de piers para embarque e desembarque de produtos, galpões, acessos, trevos, pátios, controle de fiscalização, infraestrutura de alimentação, saúde, guindastes, asfaltamentos dos pátios e instalação da rede de iluminação.
Klaus Weyand explica que as cidades européias que receberam portos fluviais tiveram grande impulso econômico e o mesmo deve acontecer com a região do Bico do Papagaio, já que quando o Porto de Praia Norte entrar em operação o Tocantins será rota obrigatória de dois grandes portos nacionais, o de Manaus/AM e o de Belém/PA.
Outro benefício é que o Porto viabilizará o transporte hidroviário e ao mesmo tempo vai somar com a Ferrovia Norte-Sul na implementação do transporte multimodal no Estado. Outro fator previsto com a construção do Porto é a instalação do Centro Logístico de Aguiarnópolis, na Plataforma Multimodal do município, com conexão a área portuária de Praia Norte.
Fonte: Secom