Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Rafael Carvalho

Cumprindo agenda em Brasília, o governador Carlos Henrique Gaguim esteve no Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - e no Ministério da Fazenda, nesta quarta-feira, 10, para agilizar os pleitos e projetos do Estado do Tocantins no governo Federal.

No Ibama, o governador esteve com o diretor substituto de Licença Ambiental, Guilherme de Almeida, em busca da renovação da licença ambiental para a instalação do Projeto de Irrigação Sampaio, implantado na região do Bico do Papagaio. O governador recebeu a cópia do parecer favorável da Procuradoria Federal Especializada do Ibama, que dá sequência à renovação da licença ambiental para o governo do Tocantins. O documento sugere que o Estado contrate uma empresa para finalizar a obra e, após confirmada a contratação, a licença será emitida. “Dentro de cinco dias, no máximo, estaremos contratando a empresa para o projeto. Queremos retomar essa obra nesse mês. Já está tudo legalizado e o Estado já tem a contrapartida (financeira) e dentro de três meses, se Deus quiser, vamos estar prontos para inaugurar essa obra”, afirmou Carlos Gaguim.

No ministério, o governador reforçou o pedido, encaminhado pelo governo do Estado no mês passado, sobre a doação de 50 ônibus apreendidos pela Receita Federal, em Foz do Iguaçu (PR), para uso em atendimentos da Saúde no Tocantins. Carlos Gaguim também buscou mais informações sobre a internacionalização do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas.

O secretário Nacional da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, informou que quanto à doação dos ônibus para o atendimento à Saúde no Tocantins, a Receita Federal ainda não tem uma posição confirmada. Porém, afirmou que o alfandegamento do Aeroporto de Palmas depende primeiramente da autorização da Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.

Acompanharam o governador: os secretários de Representação, Carlos Patrocínio, e da Fazenda, Marcelo Olímpio; o subsecretário de Representação, Evandro Campelo, e o deputado federal Osvaldo Reis.

Fonte: Secom