Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Uma pesquisa feita pelo 1º Batalhão da Polícia Militar aponta uma redução significativa no índice de furtos e roubos de veículos este ano, em Palmas. Os dados são do mês de janeiro, comparados ao mesmo período do ano passado. Os veículos recuperados pela Polícia Militar também aumentaram. O alvo dos bandidos são as motos, sendo que os furtos desse tipo de veículo somam 92%, enquanto que o percentual de carros é 8%.

De acordo com dados do Siop – Sistema Integrado de Operações, neste mês de janeiro foram registradas 26 ocorrências de furtos e roubos de veículos na capital. Enquanto que no mesmo período do ano passado o índice registrado pela PM foi de 39 ocorrências, sendo 33,4 % a mais que este ano.

Do total de ocorrências de furtos e roubos de veículos na capital, 88,46% são atendidas pelo 1º BPM, na região do Plano Diretor.

Segundo os policiais, das ocorrências registradas, quase em sua totalidade são detectadas falhas de segurança do proprietário da moto, que estaciona seu veículo em locais pouco iluminados, de pouca movimentação e, principalmente, sem os dispositivos auxiliares de segurança, como travas anti-furto para coroas, travas anti- furto de corrente, de bengala, dispositivos de alarme e corta correntes elétricas.

Outro ponto observado foi o aumento no número de veículos recuperados pelo 1º BPM, que este ano superou o ano passado. Ao todo, foram 30 localizações, 13,34% a mais que em janeiro do ano passado. Para que essas localizações fossem realizadas, a PM contou com a grande colaboração da comunidade, a maioria delas, a PM foi informada via 190.

Para o comandante do 1º BPM, tenente coronel Jaizon Veras Barbosa, esta queda no índice de furtos e roubos de veículos na capital é resultado das constantes operações que estão sendo realizadas, com o reforço dos policiais que trabalham no administrativo do batalhão.

Prêmio

Satisfeito com os resultados, o TC Jaizon convocou o efetivo do 1º BPM para uma chamada geral, na manhã desta quarta-feira (10), no auditório do QCG – Quartel do Comando Geral. Um dos assuntos tratados foi uma portaria baixada, como incentivo aos militares a prestarem melhor serviços à população.

A partir de agora o militar que recuperar um veículo furtado ou roubado, ou prender em flagrante o autor de roubo (consumado ou tentado), ou ainda, apreender arma de fogo, ganhará um dia de folga no trabalho. A portaria entra em vigor a partir de hoje.

Fonte: Assessoria de Imprensa Polícia Militar