Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Em entrevista ao Conexão Tocantins nesta sexta-feira, 19, o presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Donizeti Nogueira, falou sobre a pré-candidatura do prefeito Raul Filho (PT) ao governo do Estado, seu possível afastamento do Executivo municipal e da própria candidatura ao cargo de deputado federal.

Contrariando declarações na imprensa de que já estaria quase certo o afastamento do prefeito Raul Filho (PT) de seu cargo no mês de abril, o presidente do partido no Tocantins relatou que isso ainda depende de um esforço do partido, em conjunto com o prefeito para transformar em candidatura.

Nogueira ressaltou ainda que a candidatura do prefeito petista depende também da coligação com partidos da base municipal, dentre eles PDT, PSB, PCdoB, PRB, PTN, PP, PHS, PPS e PMDB . “Claro mesmo é que existe por parte do Partido dos Trabalhadores, através de sua militância e do prefeito Raul Filho uma firme determinação de consolidar esta candidatura. Mas ainda não está certa a saída da prefeitura para concorrer ao governo do Estado” disse o presidente.

Já no âmbito estadual, o presidente do PT disse que está em conversa constante com o senador João Ribeiro (PR) e que tanto o republicano como o petista de Palmas serão os pré-candidatos do grupo que apoia o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Nogueira disse ainda que segue “firme no diálogo com esses partidos que estão na base de apoio do governador".

Candidatura federal

Questionado sobre sua provável candidatura a deputado federal, Nogueira disse que pretende se candidatar ao parlamento nacional, mas que ainda depende muito da aliança, “da coligação que vamos fazer para governador”. De acordo com o presidente do Partido dos Trabalhadores no Tocantins, os políticos estão trabalhando com o apoio de toda base aliada do presidente Lula e que ainda pretende esperar a proporcionalidade para coligação de chapas, mas que não descarta a possibilidade de sair sozinho.