Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Valério Zelaya

Principal condecoração concedida pelo governo do Estado, a comenda Ordem do Mérito do Tocantins foi entregue, nesta segunda-feira, 22, ao empresário indiano Rama Krishna Sishtla, diretor para a América Latina e Ásia do grupo farmacêutico Hetero Drugs. A insígnia da Ordem do Mérito, na categoria Grande Oficial, foi imposta diretamente pelo governador Carlos Henrique Gaguim, em solenidade realizada no gabinete do Palácio Araguaia.

A comenda é uma homenagem oficial do governo a personalidades consideradas dignas da gratidão ou da admiração do povo e do governo do Estado. No caso do empresário, a homenagem se deve ao fato de seu grupo ter escolhido o Tocantins para instalar uma nova indústria de princípio ativo para a produção de medicamentos.

O empreendimento começará a ser construído tão logo seja emitida sua licença ambiental e tem prazo estimado de um ano para ser inaugurado, dando prioridade à contratação da mão-de-obra local. Os entendimentos para a instalação da indústria começaram em 2009 e se afunilaram com a visita do governador à Índia, em dezembro, quando visitou as instalações empresa e assinou carta de intenção para a transferência de tecnologia para o Tocantins.

“Com a rota da Ferrovia Norte-Sul, da Hidrovia Tocantins e com o Aeroporto de Palmas operando em caráter internacional, o Tocantins vai receber esses e outros grupos empresariais. E a chegada desta indústria farmacêutica é o retorno da viagem que fizemos à índia”, disse Carlos Gaguim.

Rama Krishna Sishtla, homenageado com a comenda, está no Tocantins pela primeira vez. Ele chegou ao Estado no sábado (20), para conhecer o Estado e suas potencialidades. O grupo Hetero Drugs, que ele representa, atua em 130 países e é considerado o maior fabricante de anti-retrovirais da Índia, atingindo faturamento médio anual de R$ 1 bilhão.

Fonte: Secom