Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em sessão da Câmara Municipal de Esperantina, na manhã de hoje, 4, foram rejeitadas, por 7 votos a 2, as contas da gestão municipal do ano de 2004 em nome do então prefeito, hoje deputado estadual, Amélio Cayres (PR).

De acordo com o presidente da Câmara de Esperantina, o vereador Reginaldo Silva (PDT) o pedido de reexame das contas foi feito pelo ex-prefeito Armando Alencar, à época no PTB e hoje no PMDB. Ainda segundo Silva, Amélio Cayres “deixou de sanar 47% das faltas graves e 5% das mais graves ele nem respondeu”. O vereador respondeu que não tinha condições de enumerar as citadas faltas, apenas disse que entre elas haviam multas atrasadas.

Em entrevista ao Conexão Tocantins, o deputado Amélio afirmou que as suas contas enquanto prefeito de Esperantina foram aprovadas sem ressalvas pelo TCE - Tribunal de Contas do Estado. Para o parlamentar, a decisão de revisar as contas da prefeitura no período de sua gestão foi unicamente política, pois, ainda segundo Cayres dos 9 vereadores de Esperantina, 7 são de oposição à gestão da atual prefeita, Geneci Almeida (PR), sua esposa. “A situação é essa: nós fizemos apenas 2 vereadores nessa nova gestão”. de acordo com o republicano, no julgamento técnico, feito pelos contadores do TCE, as contas foram todas aprovadas e agora “cabe aos vereadores justificarem que o TCE está errado e que eles estão certos”.

A notificação da decisão dos vereadores deve seguir ainda esta semana para o Tribunal de contas para que este analise os dados e emita o parecer conclusivo, uma vez que um parecer prévio já foi emitido pelo TCE em junho de 2009.