Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

A retomada dos trabalhos da Caravana Acelera Tocantins nesta sexta-feira, 19, teve início em Esperantina, a 680 km de Palmas, extremo-norte do Estado. O governador Carlos Henrique Gaguim, acompanhado pela prefeita da cidade, Geneci Santos, e demais autoridades que compõem sua comitiva, saiu em caminhada da residência até a prefeitura da cidade. Esta etapa, que acontece de 18 a 21 de março, são beneficiados os municípios do região do Bico do Papagaio.

A assinatura de autorizações e termos ocorreu em solenidade restrita, no gabinete da prefeita, onde o governo do Estado autorizou a pavimentação de ruas e avenidas com bloquetes, a construção de abatedouro, e da Clínica da Mulher. Assinou termo de cooperação para execução do programa Pioneiros Mirins no município e implantação da Escolinha de Iniciação Esportiva. Também entregou ônibus escolar e ambulância e atendeu às emendas parlamentares que destinam verbas à Festa do Cupuaçu e às festividades em comemoração ao aniversário da cidade. Além disso, o município recebeu a cobertura da quadra de esportes, construção de três postos de saúde, apoio para construção da fundação cultural do município, duas motos e uma bicicleta para cada um dos 100 pioneiros mirins.

Quem comemorou a notícia da chegada das bicicletas foram pessoas como Raimundo Paiva da Silva, 13 anos, adolescente atendido no núcleo do Pioneiros Mirins da cidade. Segundo ele, a bicicleta chega em boa hora, pois vai ajudá-lo a economizar tempo durante seu deslocamento de casa para escola e para o núcleo, e assim terá mais tempo para se dedicar ao futebol, sua maior paixão. “Quando fiquei sabendo que ia ganhar a bicicleta, fui correndo contar pra minha mãe. Sempre quis ter uma, vou cuidar bem dela” disse ele, transparecendo seu contentamento.

Em todas as ocasiões em que o governador Carlos Henrique Gaguim anuncia os benefícios que o município recebeu, sempre frisa as mudanças ocorridas recentemente no Programa Pioneiros Mirins, que passou a ser uma fundação. “As crianças e os adolescentes precisam ter uma boa formação educacional, social e familiar. Não pode tirar nota baixa na escola, brigar na rua, nem desrespeitar os pais. Quando saírem do Pioneiros Mirins, vão entrar num curso de qualificação para arrumar emprego. Só assim vamos conseguir formar verdadeiros cidadãos e fazer do Tocantins um lugar promissor”, disse Gaguim.

A prefeita Geneci Santos agradeceu ao governador pelo empenho em melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses e falou sobre o impacto social das obras e dos incentivos financeiros às festas culturais da cidade. “Gostaria de agradecer ao governador e dizer que deste modo o Tocantins vai crescer mais forte, priorizando a educação, a saúde, fomentando o turismo, dando condições para que possamos explorar aquilo que temos de melhor”, disse a prefeita.

Fonte: Secom