Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em uma das últimas decisões a frente do Ministério das Minas e Energia, o ex-ministro Edson Lobão anunciou ao senador João Ribeiro (PR/TO) a liberação de R$ 86 milhões para o Programa ReLuz no Tocantins. João Ribeiro esteve no Ministério das Minas e Energia para cumprimentar o ex-ministro que deixa o cargo para re-assumir cadeira no Senado Federal

Segundo João Ribeiro, o senador Edson Lobão (PMDB), do Maranhão, sempre manteve “bons olhos frente as preocupações do Tocantins”. A liberação dos recursos federais para o ReLuz no no Tocantins permitirá a melhoria dos sistemas de iluminação pública do Estado, especialmente nos municípios mais carentes.

O ReLuz (Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes) é uma demanda antiga do senador, que tem acompanhado a questão há meses junto ao Ministério das Minas e Energia. Edson Lobão, disse ao senador que não gostaria de ter deixado o Ministério sem antes “cumprir a promessa de atender ao amigo senador do Tocantins”.

ReLuz

O ReLuz é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizado pela Eletrobrás – representada no Tocantins pela Celtins. Lançado em junho de 2000, o Programa prevê que até o final deste ano abrangerá até 96% do potencial de conservação de energia da rede nacional de iluminação pública, atualmente composta de 13 milhões de pontos de iluminação.

Atingida esta meta, o Governo conseguirá reduzir a despesa dos municípios com iluminação pública em aproximadamente R$ 183 milhões por ano, com uma redução de 682 mil quilowatts (kW) e uma economia de 1,3 bilhões de kWh/ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro