Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em sessão esvaziada na Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 31, o deputado Raimundo Moreira (PSDB) parabenizou a iniciativa do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) em retirar a PEC que propunha a criação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Moreira considerou a proposta como “a mais polêmica deste ano”. Segundo Moreira, esta iniciativa demonstra a vontade do governador em manter a governabilidade no Tocantins e que não se justifica um aumento de gastos do Estado, sem um aumento bruto na arrecadação estadual.

Mesmo sendo de oposição e crítico da criação do TCM, o deputado tucano salienta que com o recuo do governador e a não criação da corte municipal, aumenta a responsabilidade do TCE em “provar que o governo estava errado e que o tribunal não é moroso no julgamento das contas”.

Josi Nunes

A líder do governo, deputada Josi Nunes (PMDB) afirmou que o governador Carlos Gaguim (PMDB) voltou atrás em sua decisão de criar um Tribunal de Contas dos Municípios. O governador anunciou sua posição na noite de ontem, em sessão ordinária da Casa de Leis.

De acordo com a deputada, o governador, neste momento, pretende valorizar o pagamento dos servidores públicos. A deputada afirma que todas as classes estão com suas reivindicações atendidas, porém admite que ainda faltam avanços em algumas negociações. “Cem por cento? Não”, afirmou ressaltando que os professores merecem mais e que a polícia civil não saiu totalmente satisfeita da sessão desta terça-feira, 30. Entretanto, Josi Nunes afirma que evoluções estão acontecendo.

A deputada afirma ainda que o próximo passo de Gaguim é convocar os deputados, logo após o feriado da semana santa, para avaliar a viabilidade da criação do TCM.