Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Câmara Municipal de Palmas realiza nesta quarta-feira, 7, as 19 horas sessão especial em homenagem aos profissionais da área de comunicação em comemoração ao Dia do Jornalista. Durante a cerimônia os vereadores farão a entrega de placas alusivas à data para profissionais que se destacaram em suas atividades. A escolha foi feita por uma comissão formada por representantes da Câmara e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor).

O presidente do Sindjor, Élcio Mendes, considera a homenagem justa e oportuna. Para ele são profissionais que com o seu trabalho no dia a dia contribuem de alguma forma com o desenvolvimento de Palmas e do Tocantins. “Os vereadores estão de parabéns pela iniciativa que é um reconhecimento de todo o povo”, ressalta o presidente.

Para o presidente da Câmara Wanderlei Barbosa os jornalistas são os mediadores dos interesses da sociedade, portanto são indispensáveis na construção da democracia. “O Parlamento da Capital com esta homenagem quer contribuir para a valorização do profissional da comunicação que tem relevante papel em nossa sociedade.”, defende o vereador.

Wanderlei Barbosa destaca ainda a presença do jornalista, professor e diretor de TV Gabriel Priolli Neto da TV Cultura de São Paulo que virá especialmente para sessão de homenagem aos jornalistas. Na oportunidade Priolli fará palestra com o tema Comunicação, Democracia e Participação Popular que propõe uma reflexão sobre o papel dos veículos de comunicação na construção da democracia, passando pelo desafio das novas mídias e novas oportunidades de comunicação que amplia a cidadania e a participação popular.

Homenageados

OLGA CAVALCANTE

Olga Maria Bezerra Cavalcante, tocantinense de Miracema do Tocantins, jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás, pós graduanda em Comunicação e Marketing pela Universidade Católica do Tocantins com longa atuação profissional em Goiás e no Tocantins.

Foi assessora de imprensa da Prefeitura de Goiânia, repórter do Jornal O Popular, repórter do Jornal do Brasil e supervisora da Rádio Independência do Tocantins de Paraíso do Tocantins.

Com a criação do Estado do Tocantins, já residindo em Paraíso integrou a equipe pioneira do Jornal do Tocantins em Miracema. Posteriormente foi convidada para integrar a equipe da TV Anhanguera com sede em Gurupi onde exerceu diversas funções. Em Palmas exerceu diversos cargos. Foi assessora especial do governador e repórter da secretaria de Comunicação do Estado. Foi ainda assessora de imprensa do Naturatins, produtora da TV Palmas, assessora de imprensa da secretaria de Estado do Turismo, assessora de imprensa do Consórcio Enerpeixe responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Peixe Angical e assessora de imprensa da secretaria de Indústria, Comércio e Turismo tendo feito a cobertura da missão do Governo do Tocantins a China. Desde de 2005 responde pela assessoria de imprensa da Agência de Desenvolvimento Turístico.

LAILTON COSTA

Jornalista desde 2002 quando concluiu o curso de jornalismo pela Universidade do Tocantins (Unitins), Lailton Alves da Costa foi um dos fundadores da revista Ensaios, a primeira revista científica da área comunicacional do Tocantins, hoje vinculada ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins.

Especialista em Ciências da Informação pela USP (2003) e mestre em Comunicação pela Umesp (2008), foi professor universitário por três anos e meio no curso de Jornalismo da Ulbra, em Palmas. Na Ulbra, atuou também como Assessor de Extensão e realizou a curadoria da exposição de centenário do Jornal Norte de Goyaz. Foi paraninfo de duas turmas de jornalistas, uma delas levando o seu nome, e fundou ao lado dos professores Cleber Toledo e Irenides Teixeira, o jornal-laboratório Singular, em sua versão impressa e digital.

Co-autor do livro "Imprensa Brasileira, personagem que fizeram história", segundo volume, da Imprensa Oficial de São Paulo, e do livro "Gêneros Jornalísticos no Brasil", da editora Metodista, ambos escritos com o pesquisador, professor universitário e jornalista José Marques de Melo, seu orientador no mestrado.

Atuou como repórter e editor do Portal CT em 2007 e 2008 e há dois anos é editor de Política e de Opinião no Jornal do Tocantins, jornal diário editado pela Organização Jaime Câmara em Palmas.

Com 38 anos, Lailton Costa é tocantinense de Colinas, onde nasceu em 21 de fevereiro de 1972, filho de José Alves da Costa, motorista aposentado, e Lázara Rosa da Costa, do lar. Têm quatro irmãos, duas professoras, uma advogada e um policial civil. Divorciado, é pai de três filhos.

ADRIANA TRIGRE

Adriana Tigre Lacerda Nilo, Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP(1986). Antes de ingressar Carreira acadêmica, participou de experiência pioneira de vídeo popular, na TV VIVA. Atuou como repórter de televisão e de revista, na Ciência Hoje, da SBPC, e Nova Escola, da Fundação Victor Civicta, respondendo pela sucursal Recife. Tem especialização em Comunicação para Educação; pela Faculdade de Filosofia do Recife-FAFIRE/CECOSNE(1989); Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (1994), tendo obtido o prêmio Intercom, em 1995, pela dissertação “A Retórica e a razão no discurso político: a argumentação nas eleições presidências de 1992.” Fez Doutorado também na área da Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem-IEL/UNICAMP (2008). Desde 2005 é docente da Fundação Universidade Federal do Tocantins-UFT- atuando nas áreas de Televisão, Sociologia da Comunicação e Análise do Discurso da mídia. Desde o ano passado, desenvolve pesquisa sobre a interferência da mídia no redimensionamento das tradições na aldeia Porteira, de etnia Xerente.

ERASMO DAMASCENO

Francisco Erasmo Pereira Damasceno, formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, começou como repórter da Rádio Jornal, em Recife, em 1983. Atualmente está como Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins; É casado com Joana Darc Rosa Nolasco; têm três filhos: Camila Nolasco, Francisco Erasmo Damasceno Filho e Maria Luiza Damasceno; É cearense, de Sobral.

Em 1987 foi professor de Comunicação Comparada da Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco. De 1988 a 1991 trabalhou na Radiobrás , em Brasília, foi repórter do programa A Voz do Brasil, da Rádio Nacional. Em Brasília, trabalhou também como correspondente da Emissora Rural, de Pernambuco, durante a Constituinte. Trabalhou também, em Brasília, nos jornais Correio do Povo, Jornal de Brasília e Correio Brasiliense, onde cobria tribunais superiores e editoria de Cidades, trabalhou ainda na Rádio Globo de Brasília, como redator do noticiário O Globo no Ar.

De Brasília, resolveu vir para o Tocantins, chegando em Palmas no dia 23 de setembro de 1991; Aqui, trabalhou inicialmente nos Jornais O Pioneiro; Folha do Tocantins e TV Real, nesta fazia parte da equipe de repórteres d o Tocantins Agora!, programa de grande audiência na época, produzido pelos Jornalistas Vieira de Melo e Lincoln Júnior de Morais,em 1993, esteve em Teresina, Piauí, onde trabalhou no jornal o Dia; e em seguida em Fortaleza, Ceará, no Jornal O Povo; no mesmo ano, 94, resolveu retornar ao Tocantins, onde passou a trabalhar na TV Palmas. Trabalhou também no Jornal do Tocantins, da Organização Jaime Câmara, e em O Jornal, dirigido pelo jornalista Salomão Venceslau.

Em 1998 assumiu a chefia de reportagem da Secretaria Estadual de Comunicação; em abril de 2001 assumiu a superintendência do Instituto de Radiodifusão Educativa, representada pela TV Palmas e Rádio Palmas FM. Depois assumiu a assessoria de imprensa da Secretaria do Governo, onde permaneceu até maio de 2007, quando assumiu a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Tocantins.

ÉLCIO DIAS

Elcio Dias de Oliveira, 47 anos, natural de Miracema do Tocantins. Iniciou a trajetória na área da comunicação, em 1987, no então norte goiano, na Rádio Cultura de Miracema onde tinha um programa direcionado ao público jovem, chamado "Boa Tarde Tocantins." Com a criação do Estado e a chegada da imprensa, ingressou na equipe de reportagem da TV Anhanguera como auxiliar de cinegrafia. Depois se tornou cinegrafista e acompanhou toda a implantação do Estado do Tocantins. Em Palmas, Elcio Dias registrou passo a passo a construção da capital. Fez curso de repórter cinematográfico, pela escola de jornalismo da FENAJ e vários cursos de capacitação na área de comunicação. É funcionário da Redesat(TV Pública) a 16 anos, onde já foi cinegrafista, repórter, editor, apresentador. Hoje é produtor e repórter esportivo do programa esporte mais. Seu registro no DRT é 001 da folha 001 do livro 001, portanto o primeiro repórter cinematográfico do estado do Tocantins. Elcio Dias tem mais de 20 crônicas esportivas publicadas em sites particulares. Sua meta é concluir o livro que fala de uma das coisas que correm em suas veias, o esporte.

BENHUR DE SOUZA

Benhur de Oliveira Souza, Repórter Cinematográfico e Repórter Fotográfico com atuação em Brasília onde começou a carreira. Paulistano que deixou cedo sua terra natal para trabalhar passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Estados Unidos até chegar a Palmas, em 1990, onde encontrou o lugar ideal para criar os filhos. Antes ainda teve uma passagem pela Capital Provisória, Miracema a trabalho na época integrava a equipe da TV Globo de Brasília. No Tocantins trabalhou na Rede Comunicatins (Hoje RedeSat), no Jornal Folha do Tocantins, Diário Tocantinense, dentre outros veículos. Benhur atuou em praticamente em todas as campanhas eleitorais do Tocantins, tanto para prefeito da Capital quanto para o governo do Estado. Foi professor de fotografia do Curso Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins. Atualmente integra a equipe de jornalismo da Assembleia Legislativa.

Fonte: Dircom/CM Palmas