Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ao final do evento que lançou a candidatura de Paulo Mourão (PT) ao governo do Estado, na noite deste sábado, 10, o presidente regional do Partido dos Trabalhadores e candidato à Câmara Federal, Donizeti Nogueira, afirmou, em entrevista ao Conexão Tocantins, que após a definição do nome para a cabeça de chapa nas eleições deste ano, “o PT precisa do apoio de outros partidos para eleger Paulo Mourão”.

Nogueira ressaltou a importância de manter as negociações com grandes partidos do Estado para que o PT consiga eleger, inclusive, os seus candidatos nas proporcionais. O presidente informou que nenhum partido foi descartado das negociações para a composição da majoritária. Afirmou, ainda, que permanece buscando o diálogo com PMDB, PR, PDT e PSB, além dos partidos que já compõem sua base, que é o caso do PCdoB e PTN.

Uma volta ao passado

Um dos exemplos dessa necessidade, foi nas eleições de 2006, quando o atual prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana (PT) concorreu a uma cadeira na Câmara Federal. Naquele ano Santana conseguiu mais de 35 mil votos, número suficiente para ser eleito, entretanto, por causa da proporcionalidade partidária, outros candidatos com números menos expressivos acabaram elegendo seus deputados.

Nogueira destacou que um dos principais motivos para o lançamento de uma candidatura petista ao governo, foi justamente para não cometer o mesmo erro das últimas eleições. De acordo com o presidente, o seu partido “precisa ter candidato a governador para garantir a eleição de seus proporcionais”.

Entretanto, para rebater críticas sobre um enfraquecimento do PT, Nogueira ressaltou que seu partido tem, sim, “chapa que elege deputado federal sozinho”. Na esfera estadual, segundo ele, o partido também está fortalecido. Para Nogueira, nas eleições deste ano, o PT tem capacidade de dobrar a bancada eleita na disputa de 2006. “Na pior das hipóteses, vamos eleger 4 deputados estaduais e 1 federal”, ressaltou otimista.