Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O presidente da Associação dos Papiloscopistas do Estado do Tocnatins, Iranilto Sales, em nota enviada à imprensa, criticou a postura do governo do Estado com relação ao uso do prédio que comporta o Instituto de Identificação. De acordo com a nota enviada por Sales, o prédio, hoje está sendo ocupado pelo setor de informática que deveria funcionar na sede da Secretaria de Segurança Pública.

O presidente da Aspeto, informou ainda que “a medida foi tomada pelo governo, sem ouvir os profissionais do órgão, através da Superintendência de Polícia Técnico-Científica”. A nota destaca, inclusive, que o prédio do Instituto vem passando por um grande sucateamento, como a falta de condicionadores de ar, lâmpadas inoperantes e a falta de material para a execução de perícias papiloscópicas, entre outras.

Na nota, o presidente ressalta que a Associação dos Papiloscopistas discorda do uso do prédio para atividades estranhas às atribuições do órgão, “até porque não há mais espaço para ser ocupado e a chegada do setor de Informática irá inevitavelmente comprometer os serviços como atendimento ao público, emissão de identidades e certidões, arquivamento de processos, classificação de impressões digitais, confecção de laudos periciais papiloscópicos, serviços de identificação criminal, dentre outras atribuições”.

O presidente da Associação dos Papiloscopistas, de acordo com o comunicado, ainda afirma que o governo deveria resolver a questão dos Presídios de todo o Estado que estão sucateados e superlotados. Segundo Sales, o presídio de Palmas ainda tem um agravante. “Em decorrência das chuvas, os resíduos do esgoto sanitário voltam aos pavilhões, submetendo os reeducandos a uma situação extremamente desumana”. destaca.