Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foi aprovada, na sessão desta terça-feira, dia 04, a urgência na tramitação do requerimento de autoria do deputado Marcelo Lelis (PV) que requer a realização de uma audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente, para discutir sobre o consumo do crack no Tocantins. O assunto foi ressaltado pelo parlamentar que usou a tribuna para comentar sobre sua preocupação com a situação de jovens dependentes químicos e sobre a necessidade da discussão com as autoridades competentes para propor ações de combate às drogas.

“O consumo do crack tem se alastrado no País e, conseqüentemente, alcançado os lares das famílias tocantinenses. Sabemos que, no Tocantins, constantes operações policiais realizadas têm conseguido apreender consideráveis quantidades de drogas, prender traficantes e desmantelar bocas de fumo. Porém, ainda não temos dados referentes ao consumo do crack no Estado, bem como políticas públicas específicas para combater essa maléfica droga”, enfatizou o deputado.

A relevância da audiência para debater o assunto com a sociedade também foi destacada pelo deputado Iderval Silva (PMDB). Ele comentou sobre a importância da proposta e sugeriu a participação de membros de igrejas evangélicas no debate. “Acredito que esses representantes poderão contribuir com importantes sugestões, tendo em vista que já realizam ações específicas de prevenção e combate às drogas dentro de suas comunidades”, defendeu Iderval.

Por sua vez, o deputado Eli Borges (PMDB) concordou com a idéia de convidar jovens evangélicos a participarem das discussões. “Sabemos que o consumo de drogas na sociedade, além de ser um problema social, também é acima de tudo espiritual. Por isso acredito que a participação de representantes das igrejas evangélicas será fundamental nessa audiência”, acrescentou o parlamentar.

A matéria deve ser incluída na pauta de votação da próxima sessão. Está previsto para serem convidados, para participar da audiência pública, representantes da Secretaria Estadual da Saúde, da Segurança Pública, da Cidadania e Justiça e da Juventude, além de representantes do Conselho Estadual Antidrogas, da Secretaria Nacional Antidrogas e da Fazenda da Esperança. Segundo Marcelo Lelis, a intenção é que a audiência seja realizada no próximo dia 18, às 14h, no Plenarinho do Parlamento.

Fonte: Dicom/AL