Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A deputada federal Nilmar Ruiz (PR), durante discurso no grande expediente da Câmara dos Deputados, defendeu que a redução de impostos pode garantir o vigor econômico do Brasil.

Nilmar citou exemplos do valor da carga tributária de produtos consumidos diariamente pelo brasileiro e que, para muitos, passa despercebida. “É desumano o volume de impostos que o brasileiro paga para sobreviver. São 14,4% de imposto sobre o preço do leite, 17,3% de imposto sobre o pãozinho, 18,1% sobre o preço do arroz e do feijão e 21,2% no preço da carne. Hoje, em média, 44% de tudo que uma pessoa ganha no Brasil vai para pagar imposto”, pontua Nilmar.

Apresentando números, a deputada mostrou que os impostos contribuem para a desigualdade social no país. Conforme Nilmar disse em discurso, o pobre brasileiro paga 54% de impostos sobre seu rendimento, enquanto, quem ganha acima de 30 salários mínimos paga 29%. “Essa é uma distorção social que precisa ser corrigida. Os impostos estão deixando o trabalhador pobre cada dia mais pobre, enquanto a população rica, paga menos impostos”, argumenta.

Nilmar apresentou uma equação que mostra que a redução de impostos não provoca a perda de arrecadação e sim o aumento de produção e a geração de emprego. Segundo a deputada, o trabalhador pagando menos impostos, aumentaria seu poder aquisitivo. Com o poder aquisitivo maior, consumiria mais, aumentando a produção, criando novos postos de trabalho. Com o consumo em alta, o Governo arrecada mais. “O desconto do IPI aqueceu a economia. Os preços caíram, o consumidor foi às compras e impulsionou às vendas. Com os preços mais baixos, os brasileiros puderam realizar seus sonhos”, exemplifica.

Nilmar lembrou que vem trabalhando na apresentação de projetos que reduzam a carga tributária, como foi o caso do projeto de sua autoria que incluiu os escritórios de advocacia no Super Simples. “Tenho conversado com profissionais de diversos setores para adotar medidas nesse sentido. Quero ampliar a discussão. Temos que começar de maneira responsável, com passos firmes, mas sempre pensando em seguir a diante”, revela.

Reforçando seu argumento sobre a redução de impostos, Nilmar foi além, disse que a economia brasileira está bem alicerçada e precisa agora dar um passo adiante, buscando o crescimento interno do país para que o desenvolvimento possa chegar ao lar de todos os brasileiros. “É reduzindo o volume de impostos pago pelo trabalhador brasileiro que conseguiremos realizar nosso sonho de viver com qualidade e dar um futuro mais digno a nossa família”, conclui Nilmar.