Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Thiago Sá

Na abertura do V Salão Nacional do Turismo, nesta quarta-feira, 26, em São Paulo, o ministro Luiz Barretto apresentou indicadores turísticos positivos, citando a sétima posição do país no ranking de captadores de eventos e negócios, com receita de 5 bilhões de dólares em 2009, o que corresponde a 30% da receita gerada pelo turismo a nível nacional. O maior encontro de promoção do turismo no país acontece até domingo, 30, no parque do Anhembi e estão presentes todos os estados, divulgando seus roteiros turísticos e produtos.

O Tocantins compartilha com os sete estados da região Norte um projeto arquitetônico onde as características nativas são mostradas em estandes onde os roteiros, cultura, gastronomia são promovidos para público final. Também são comercializados diretamente através de Rodadas de Negócios as regiões turísticas Encantos do Jalapão, Serras e Lago de Palmas e Ilha do Bananal, que já estão sendo vendidas por operadoras.

O ministro Barretto convocou o Tocantins a juntar-se aos estados interessados em compartilhar os incentivos do Ministério do Turismo para a Copa do Mundo de 2014. Afirmou estar aberto a apresentação de projetos para a construção de aeroportos regionais, que provoquem a atração de demanda paralela de visitantes da Copa de 2014 a destinos que não compõem o mapa das cidades que receberão os visitantes estrangeiros. São mais de 11 bilhões de reais os recursos previstos pelo Governo Federal para investimentos em infraestrutura, disse o ministro.

Presentes ao evento de abertura governadores do Piauí, Sergipe, São Paulo, Paraíba e Mato Grosso, além de prefeitos e delegações internacionais como a dos países de Língua Portuguesa: Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Timor Leste. Barretto conclamou os representantes do turismo a acreditarem e fortalecerem os conselhos municipais de turismo, para que o “turismo tenha sustentabilidade”, pois segundo ele, é no município que o turismo acontece.

Estão presentes o presidente da Adtur-Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Wylkyson Sousa, e o chefe de gabinete Ruberval França.

Fonte: Secom