Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 100 servidores da educação do município de Xambioá estão de greve reivindicando o pagamento de gratificações e progressões. O grupo está acampado na Avenida Presidente Vargas, na rua principal do município. Os servidores fizeram um acordo com a prefeita Ione Leite (PP) para modificação no Plano de Cargos, Carreira e Salários, no entanto, segundo os manifestantes, a prefeita não cumpriu os prazos estabelecidos.

“O acordo foi feito no dia 28 de abril, quando a prefeita e o advogado da prefeitura pediram prazo de um mês para mudar o artigo do plano, só que eles não cumpriram o combinado e nós optamos pela greve”, explicou a coordenadora da mobilização Maria dos Passos que é professora do município a 16 anos na Escola Otacílio Cardoso.

Em entrevista ao Conexão Tocantins a professora conta que apenas um artigo precisa ser alterado no plano. A alteração é uma reivindicação antiga da categoria, já que com a melhoria no acesso ao ensino superior, a estimativa do Sindicato dos Trabalhadores da Educação é que 90% dos professores do município tenham graduação.

No fim da tarde, está prevista uma passeata nas ruas do município com carro de som. Os representantes do Sintet, conforme informou a professora, chegam nesta terça, 1º. Conforme a coordenadora, a prefeitura ainda não abriu diálogo com os manifestantes. “Vamos reivindicar até que o acordo seja cumprido”, frisou.

Sem resposta

O Conexão Tocantins tentou contato com a prefeita do município no entanto as ligações foram todas encaminhadas para a caixa de mensagens. Até o fechamento dessa matéria, não recebemos resposta da prefeitura nem da secretaria de Educação.