Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Durante a interrupção da sessão ordinária na manhã desta terça-feira, 8, na Assembleia Legislativa, a líder do governo na Casa, deputada Josi Nunes (PMDB), afirmou que um partido do porte do PP deverá ocupar uma vaga na majoritária peemedebista.

A deputada destacou, no entanto que o anúncio oficial do Partido Progressista ainda não foi feito, mas que a aliança está praticamente fechada. Sobre a possível indicação do nome da ex-prefeita de Araguaina, Valderez Castelo Branco (PP), à vice governadoria na chapa do governador Carlos Gaguim (PMDB), a deputada, sem tocar em nomes, informou que “um partido do porte do PP, para compor, claro que deverá ocupar uma posição de destaque”. de acordo com Josi Nunes, o acordo entre os partidos deverá ter os progressistas na majoritária.

Aliança com PP não descarta PT

Com a formação tendo o PP na chapa majoritária governista, teoricamente não sobrariam vagas para outros partidos comporem com o PMDB. Este seria o caso do PT. De acordo com a líder do governo na AL, todos os acordos “são pretensões”. A deputada destacou que até a data da convenção do partido, no dia 30 de junho, o cenário poderá mudar de figura.

Josi Nunes destacou a importância do Partido dos Trabalhadores na aliança com Gaguim e afirmou que o PMDB ainda vem conversando com o partido do prefeito de Palmas, Raul Filho. De acordo com a parlamentar, o governo vem conversando com o PT há muito tempo. “O PT é fundamental”, finalizou.

Sobre a falta de vagas na majoritária, uma vez que além do governador Gaguim na cabeça de chapa, do PP na vice governadoria, e os dois peemedebistas Leomar Quintanilha e Marcelo Miranda nas senatorias, a deputada destacou mais uma vez que ainda há possibilidade de mudança na formação governista. Segundo Josi, “a chapa ainda está sendo formada”.

Saída do PTB

Sobre a saída do PTB da base governista, a líder do governo destacou que o partido do deputado José Geraldo sempre foi da União do Tocantins e que tudo o que o governo poderia fazer para manter o partido na base de Gaguim foi feito. “O PTB nunca fez parte da composição governista. Sempre foi da UT”, destacou.

A deputada informou, entretanto que a saída do PTB da aliança com o PMDB não preocupa os governistas. De acordo com a parlamentar, “o governo está tranquilo quanto as composições”.