Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins (Core/TO) deve capacitar 705 servidores de seu quadro funcional, com 84 cursos, até o final deste ano. Para isso, foi elaborado o Plano Anual de Capacitação (PAC)/2010, aprovado pela Portaria nº 620, de 10 de maio de 2010, que tem o objetivo de implementar as ações relacionadas a essa área a partir do levantamento das necessidades de cada setor.

De acordo com a responsável pelo Setor de Capacitação da Core/TO, Rose Mary Praxedes, a Funasa, a cada ano, “busca ter um número maior de servidores envolvidos no programa de capacitação para que tenham um bom desempenho de suas atribuições e melhoria no atendimento à sociedade”. Ela informou ainda que as capacitações priorizam os servidores oriundos do último concurso da Funasa, ocorrido em 2009, e que, em alguns cursos, também serão envolvidos os servidores contratados para prestarem serviços ao órgão.

Segundo o coordenador da Core/TO, José Inácio da Silva Filho, a capacitação dos servidores da instituição é uma das prioridades de sua gestão. “Nossa preocupação é que eles sejam qualificados nas áreas em que tenham afinidade, para que não haja desperdício de tempo e de recursos. E dessa forma, promovemos a valorização desses profissionais e sua adequação para um melhor atendimento à população”.

Cursos

Algumas das capacitações previstas para serem realizadas são os cursos de Prestação de contas; Prevenção de Tuberculose; Formação de Agentes Indígenas de Saneamento; Análise e Melhoria de Processos; Atualização em Licitações e Contratos; Lei de Responsabilidade Fiscal e curso de Aperfeiçoamento Voltado para Educação em Saúde e Mobilização, Participação e Controle Social. E mesmo antes da programação ter sido aprovada, a Funasa já realizou, este ano, o curso de Cooperação Técnica aos municípios para elaboração do Plano Municipal de Saneamento; Treinamento sobre Media Training; Curso de Redação Oficial e Curso de Sistema de Informação para Controle de Transporte-Sicotweb.

Decreto

Com o PAC, a Funasa busca cumprir o Decreto 5.707/06, que determina na administração pública federal direta, autárquica e fundacional finalidades como o desenvolvimento permanente do servidor público; a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual; a divulgação e gerenciamento das ações de capacitação e a racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Funasa