Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Um espaço alternativo para a mostra das artes tocantinenses será inaugurado no próximo dia 17 de agosto. Após passar por algumas adequações, a Galeria de Artes Mauro Cunha, na sede da Fundação Cultural do Tocantins, agora conta com mais uma sala destinada a exposições de artes visuais e também para ações educativas como oficinas, palestras e seminários.

Para essa inauguração será aberta a exposição Pintando o Maranhão, da artista plástica Graça Arnus, que conta com 11 trabalhos, retratando o centro histórico da cidade de São Luís, capital do Maranhão, utilizando a técnica acrílico sobre tela.

A nova galeria continua no térreo do prédio da FCT, com um espaço mais amplo para atender os artistas plásticos tocantinenses e também exposições nacionais. Segundo o artista Marco Túlio, que irá expor na galeria no mês de setembro, a nova estrutura tem uma tendência muito notada no exterior, galerias com vitrine, o que possibilita o público apreciar as exposições mesmo com a galeria fechada, fora do horário comercial. O espaço ainda abrigará outras duas exposições. Em outubro, mostrará seu trabalho o artista plástico Nilton Lira e, em novembro, a artista Maria Aparecida Lacerda.

Para utilização da Galeria de Artes Mauro Cunha, a FCT lançou o Edital de Uso 2010, onde já foram contemplados este ano três artistas. Só nos meses de junho e julho, a Fundação desenvolveu seis ações na área das artes visuais, englobando exposições fotográficas e de artes plásticas e a mostra audiovisual Visionários, desenvolvida em parceria com o Itaú.

Além das exposições na galeria, a coordenação de Artes Visuais da Fundação Cultural também está desenvolvendo um circuito de oficinas e palestras incluindo a capital e as cidades de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional, frutos da contrapartida dos contemplados pelo Edital da Galeria.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fundação Cultural