Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia o agendamento para esterilização gratuita de cães e gatos, a partir desta terça-feira, dia 31. Os interessados podem fazer o agendamento através do telefone 3218 5144 ou pessoalmente, na sede do CCZ, à TO 080, saída para Paraíso.

Controle de Zoonoses

A esterilização ou castração é o processo de interrupção de reprodução do animal. Segundo Samuel Bonilha, titular da Semus, “estamos seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde que orienta a esterilização como o meio mais eficaz para o controle das zoonoses, bem como, cumprindo com mais uma clausula do Termo de Ajuste de Conduta, firmado recentemente, junto ao Ministério Público” - informa o secretário

Pré-operatório

Antes de serem operados, os animais passarão por uma triagem, onde os proprietários serão orientados quanto aos procedimentos do pré-operatório. De acordo com o Wolney Aires Pedreira , médico veterinário e coordenador de Zoonoses do CCZ, só passarão pela cirurgia, animais em jejum, maiores de cinco meses de idade, que não estejam sob qualquer tipo de tratamento de doença e fêmeas que não estejam prenhas.

“A cirurgia em machos, dura cerca de 20 minutos e em fêmeas, 40 minutos. Os animais serão operados no período da manhã, e a tarde , já serão liberados.” informa Wolney Pedreira, acrescentando que durante dois dias da semana, serão priorizadas as cirurgias em animais que sejam provenientes de áreas mais críticas para o calazar, como os setores Taquari, Santa Bárbara e Aureny III.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus