Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em parceria com o governo federal, prefeituras e movimentos sociais, o governador e candidato à reeleição Carlos Henrique Gaguim (PMDB) tem a meta de construir, em sua próxima gestão (2011/2014), 32 mil casas populares em todo o Tocantins, uma média de 8 mil moradias por ano. O setor foi o foco do programa eleitoral do candidato, exibido na noite desta quarta-feira, 1º de setembro.

Sem recursos apelativos de imagem e sem a exploração de casos isolados, mas tratando o problema de forma conjuntural, o programa mostrou o governador anunciando as frentes de trabalho e mutirões que serão promovidos pelo seu governo para atingir a meta no número de casas e reduzir o déficit habitacional no Estado.

Para isso, Carlos Gaguim também defende a criação do Fundo Estadual de Habitação, com recursos garantidos em orçamento. De acordo com ele, serão disponibilizados R$ 140 milhões por ano para fomentar o setor e dar casa a quem precisa. As 32 mil moradias atingirão tanto as cidades quanto a zona rural no Estado.

Gaguim adiantou que até o final de 2010 serão erguidas 13 mil casas populares, beneficiando 13 mil famílias que realizarão o sonho da casa própria. Ele também anunciou a ampliação do cheque moradia (que auxilia com recursos para ampliação, construção e reforma de casas).

Parceria

Ao falar da parceria com o Governo Federal, Gaguim citou o programa Minha Casa, Minha Vida, que vai possibilitar a construção de mais 5 mil casas no Estado. A exemplo dos mutirões, Gaguim ressaltou a parceria com o MNLM (Movimento Nacional de Luta Pela Moradia), por meio de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), para fomentar e ajudar a diminuir o déficit do setor no Tocantins. Além da habitação, o programa mostrou o crescimento das exportações no Estado, comparando os avanços no período de 2002 (quando eram pouco mais de 6 milhões de dólares) e 2009, já no Governo Carlos Gaguim (quando avançaram para mais de 280 milhões de dólares).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Força do Povo