Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A rede McDonald’s inaugura seu primeiro restaurante em Palmas, na quarta-feira, a partir das 10h, horário de funcionamento do Shopping Capim Dourado. Com o lançamento, a capital passa a receber todos os produtos da rede mundialmente conhecida. Esse é o quarto Estado da região Norte a receber uma unidade da rede, além do Amazonas, Pará e Rondônia, que teve o primeiro restaurante da rede inaugurado há pouco mais de um ano.

O restaurante está instalado numa área privilegiada da praça de alimentação. A decoração segue os padrões de ambientação da empresa, para oferecer conforto e comodidade aos consumidores. O cardápio que será servido segue a mesma qualidade oferecida nos 118 países onde a rede está presente: variado e nutritivo, com o Big Mac como carro-chefe, além de outros sanduíches, saladas, sorvetes essencialmente à base de leite e bebidas.

A instalação do restaurante atende a uma antiga expectativa da população e demonstra o bom índice de crescimento econômico e demográfico da cidade. Para Rogério Barreira, Diretor de Operações e Franquia da Arcos Dourados, empresa que administra a marca McDonald’s no Brasil, a chegada em Palmas é motivo de comemoração. É mais uma etapa cumprida no planejamento de crescimento da empresa. “Queremos chegar onde nossos clientes estão. Vamos oferecer em Palmas a mesma qualidade de serviço prestada nos mercados onde atuamos, oferecendo uma experiência única a cada pessoa que visitar o nosso restaurante”, comenta o executivo.

Cadeia produtiva

Para atender à crescente expansão nas regiões Norte e Nordeste, a empresa conta com um eficiente sistema logístico, que inclui investimentos em centros de distribuição no Nordeste e em São Paulo e rotas terrestres e aéreas que garantem a qualidade dos produtos em todos os restaurantes da região. É o caso da Refricon, que fornece hortifrutigranjeiros - e da Martin-Brower – responsável pela logística da rede.

As duas empresas têm filiais na cidade do Recife (PE), além das matrizes no Estado de São Paulo e são responsáveis pela geração de 113 empregos diretos.O centro de distribuição da Martin-Brower funciona no Distrito Industrial do Curado, em Recife. A localização foi escolhida pela proximidade do Porto de Suape e a área armazena mensalmente 33 toneladas de produtos da rede, em uma área de 1.440 m².

Os veículos que saem da Martin-Brower de Recife fazem 90 rotas mensais e rodam 1,8 milhão de quilômetros por ano, o que representa 10% da distribuição em todo o país. Os cuidados com a segurança alimentar são os mesmos adotados na sede da empresa, em São Paulo, que inclui caminhões com três temperaturas (para produtos secos, resfriados e congelados), além de programas de coleta seletiva de resíduos.

Já a Refricon, uma das maiores processadoras de vegetais no País, também investe na capital pernambucana. A unidade, inaugurada há um ano, é responsável por 7% da produção mensal para a rede McDonald’s, o que representa 15 toneladas de alface e 13 toneladas de tomate. Na unidade de Itapecerica da Serra (SP) é gerado um volume de 438 toneladas por mês. A matéria-prima vem do município de Bonito, a 120 quilômetros da fábrica em Recife, com produção própria da Refricon.

Primeiro emprego e oportunidades de carreira

Para trabalhar no restaurante McDonald’s, de Palmas, foram contratadas 68 pessoas. Todos os atendentes receberam a oportunidade do primeiro emprego, uma característica do McDonald’s para promover a inclusão no mercado de trabalho, já que a empresa não exige experiência. Na equipe gerencial, há integrantes de Palmas e da Capital Federal (DF). É o caso de Jovan Araújo dos Santos Ancelmo, 24 anos, há oito funcionário da rede. Natural do Distrito Federal e cursando Administração de Empresas, Jovan será o responsável por 68 funcionários e acompanhou o treinamento da equipe gerencial, realizado em Brasília.

O treinamento também envolveu seis profissionais de Palmas. Entre eles está Fagner Thiago Milhomem, 24 anos, formado em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil. Fagner treinou durante três meses no restaurante da rede em Brasília. Ele se prepara para assumir a função de gerente de plantão. Ele já passou por diversos treinamentos neste período, com cursos sobre gestão de qualidade, segurança alimentar, higiene, entre outros procedimentos.

A Região Norte

A aposta na Região Norte começou em 1999, quando a rede abriu seus primeiros pontos de venda no Pará, na capital Belém. Depois foi a vez do Amazonas, no ano seguinte. A chegada a Rondônia foi em maio de 2009. Hoje, são 750 funcionários em 10 restaurantes e 14 quiosques nos três estados. Só em 2009, a rede ampliou seus investimentos na Região Norte com a inauguração de quatro restaurantes, o que representa mais do que a quinta parte do total de 22 restaurantes inaugurados no país no mesmo período.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ McDonald’s