Em evento realizado pela OCB (Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins), na manhã desta terça-feira, dia 14, o governador e candidato à reeleição, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), apresentou suas propostas para o segmento, entre elas a criação da Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo.
Ao falar para os representantes da entidade, que abriga 79 cooperativas do Estado e mais de 10 mil cooperados, Carlos Gaguim demonstrou segurança e preparo na discussão de temas voltados ao setor produtivo e à geração de renda.
Dentre as propostas apresentadas por Carlos Gaguim estão a criação de uma Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo; incentivos fiscais e financiamentos específicos para o setor; realização de parcerias para qualificação de mão-de-obra; rever a atuação da Agência de Fomento, com vistas à desburocratização e a baixar juros; fortalecer as cooperativas, incluindo-as em órgãos consultivos como o Conselho de Desenvolvimento Econômico e um adequado tratamento tributário para o segmento.
“Queremos ser parceiros das cooperativas e de todo o setor produtivo para fortalecer o Estado, vamos conceder os incentivos necessários com o objetivo de criar os meios para qualificação de mão-de-obra e para o desenvolvimento deste segmento que é muito importante”, disse Gaguim.
Conhecimento
De acordo com o presidente do sistema OCB no Tocantins, Ricardo Khouri, o objetivo do evento é apresentar as carências do setor aos postulantes ao Governo do Estado, bem como aproximá-las do novo Governador com vistas a criar um canal de comunicação permanente entre o Estado e a entidade. Khouri classificou como um marco para a OCB a participação de Carlos Gaguim no evento realizado nesta manhã.
Carta de Compromisso
Ao final do evento, Gaguim assinou uma Carta de Compromissos, onde ratifica todas as propostas anunciadas com o segmento.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Força do Povo