Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Banco da Amazônia em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Marinha do Brasil, traz para a capital palmense a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil na segunda edição do Projeto 5º Cultural 2010. O evento será realizado na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho no dia 30 de setembro, às 19h.

O projeto 5ª Cultural promete um grande evento para esta segunda edição com a apresentação da Banda Sinfônica, que possui aproximadamente 143 componentes, com repertório constituído de marchas e canção militares, hinos, músicas populares e eruditas.

Para prestigiar o espetáculo, basta levar um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição de assistência social.

Banda Sinfônica

A Banda Sinfônica possui um vasto repertório, constituído de marchas e canções militares, hinos, músicas populares e eruditas. É composta por oficiais regentes e músicos, nas graduações de Suboficiais e Sargentos, com formação e aperfeiçoamento realizados na Escola de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, sendo a Marinha Brasileira a única força armada que possui uma Escola de Formação de Sargentos Músicos, integrada na estrutura do Corpo de Fuzileiros Navais.

Desde o desfile de 07 de março de 1808, até os dias atuais, as bandas de música da Marinha do Brasil, Sinfônica e Marcial, realizaram apresentações em todo território nacional e exterior, encantando o público com músicas vibrantes e uniformes vistosos.

A Banda Sinfônica está integrada na estrutura da Companhia de Bandas do Batalhão Naval do Corpo de Fuzileiros Navais, localizado na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras-RJ. Além da Banda Sinfônica, Banda Marcial e do Conjunto Fuzibossa, o Corpo de Fuzileiros Navais possui 16 bandas de músicas com efetivos menores integrando diversas Unidades da Marinha espalhadas pelo território nacional.

5º Cultural

Criado pelo Banco da Amazônia, para valorizar e promover a cultura regional, contribuir com o surgimento de novos talentos e sensibilizar a formação de novos públicos consumidores de cultura, o projeto 5ª Cultural é realizado em Palmas com a parceria firmada junto a Fundação Cultural de Palmas.

Outro ponto relevante do projeto é o fato de estar atrelado à causa social, já que para ter acesso às apresentações, o público contribui com alimentos para serem doados a instituições de cunho social que estejam cadastradas no Banco da Amazônia.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Fundação Cultural de Palmas