Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia Civil e de Peritos em Criminalística do Estado do Tocantins, em parceria com a Faculdade Objetivo/Fapal trazem à Capital, o perito Sérgio Ribeiro Costa, chefe do Instituto de Criminalística de Belo Horizonte (MG) e o delegado Edson Moreira Silva, chefe da Divisão de Crimes Contra a Vida, do mesmo Estado. Responsáveis pelo caso que levou o goleiro do Flamengo à prisão, eles vêm participar de um Simpósio intitulado de “Estudo de Caso: Crime e Violência contra Elisa Samúdio”. O Evento tem início às 19 horas desta quinta-feira, 23 no Auditório da OAB e prossegue até sexta-feira, 24.

Com vagas limitadas a 200 participantes, o público-alvo no primeiro dia, são acadêmicos de Direito da Faculdade Objetivo e convidados. Das 15 às 18 horas do dia 24, o evento será voltado para Delegados de Polícia Civil, Peritos da Polícia Técnico-Científica, e convidados.

Gratuitas, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Assessoria de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública, pelos telefones 3218-1852 ou 3218-1818.

O perito criminal, Sérgio Ribeiro Costa é o segundo perito responsável por casos que alcançaram repercussão nacional pela mídia, que vem ao Tocantins interagir com profissionais do Sistema de Segurança Pública. No mês de agosto foi a perita de São Paulo, Rosângela Monteiro responsável pelo caso Isabela Nardoni, que veio ao Estado, a convite do MPE em parceria com a Secretaria da Segurança Pública.

Para o Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Tocantins, Gilson Sousa Silva, eventos como esse, são importantes pela transmissão de novos conhecimentos que eles possibilitam. “Estudar casos concretos enriquece mais que as teorias, principalmente porque nos dá a oportunidade de conhecer que tipos de ferramentas outros estados estão utilizando para a obtenção do êxito”, diz o delegado.

O Superintendente da Polícia Técnico-Científica, José Ivan Farias de Oliveira diz que interagir com peritos de outras unidades da federação tem sempre uma elevada importância, principalmente para que os peritos possam avaliar se os procedimentos adotados no Tocantins estão mesmo no caminho certo. “As nossas experiências também estão sendo compartilhadas com outros estados, pois, peritos tocantinenses têm sido convidados para realizar palestras em outros estados”, informa o superintendente.