Os produtores da região Central do Estado terão um Dia de Campo da Bananeira, para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a cultura, inclusive, sobre a Sigatoka Negra, principal praga que acomete um bananal. O evento acontece amanhã, 28, na Fazenda Sucupira, a 42 km do município de Porto Nacional.
No evento, o diretor de defesa vegetal da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - Luís Henrique Michelin e o fiscal agropecuário da Superintendência Federal da Agricultura Fernando Azevedo de Freitas, ministrarão uma palestra sobre os Processos de Mitigação de Risco para a Cultura da Bananeira, onde abordarão a real situação da praga no Estado, além das medidas de contenção da Sigatoka.
Segundo Michelin, eventos como esses são importantes tanto para mostrar as boas práticas agrícolas, quanto para esclarecer a respeito das medidas que devem ser adotadas pelos produtores que querem comercializar a fruta.
De acordo com a Seagro – Secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – que está organizando o evento, são esperadas cerca 90 pessoas, entre elas, produtores rurais e técnicos da Adapec e Seagro.
Sigatoka Negra
A Sigatoka Negra é uma praga causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis, que pode ocasionar um prejuízo de até 100%. Sua principal característica é a velocidade que o fungo se multiplica e destrói o bananal.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Adapec