Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Defensoria Pública do Tocantins, por meio do Núcleo Regional de Palmas, promoverá, no próximo dia 30 de setembro, palestras sócio-educativas em comemoração ao Dia Mundial da Pessoa Idosa.

A programação terá início às 8h, no hall de entrada do Núcleo, direcionada aos idosos assistidos pela Defensoria Pública do Estado. Os temas abordados serão: “O papel do CIAPI-Defensoria Pública”, ministrado pela assistente social Mery Luce Parente Moreno, e “O idoso,seus direitos, e o novo paradigma do envelhecimento”, pela assistentes sociais Elman Moreira e Sayonara Pereira. A abertura do evento será feita pelo defensor público Freddy Alejandro Solorzando, coordenador do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Pessoa Idosa – CIAPI, e pela defensora pública Tatiana Borel Lucindo, diretora Regional do Núcleo de Palmas.

Atendimento

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado criou o Núcleo Especializado de Atendimento à Pessoa Idosa - NEAPI. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 21. O NEAPI terá, entre outras finalidades, desenvolver ações de prevenção à violência com atendimento especializado de orientação e assistência jurídica, psicológica e social ao idoso e sua família; aplicar métodos e técnicas de mediação, que busquem soluções pacíficas para os conflitos; receber, anonimamente ou não, denúncias e reclamações de quaisquer formas de discriminação, desrespeito ou maus-tratos e encaminhá-las à Rede de Proteção ao Idoso e realizar oficinas de capacitação para cuidadores de idosos.

A Defensoria Pública já conta com o Centro Integrado de Atenção e Prevenção da Violência Contra a Pessoa Idosa – CIAPI, que realiza atendimento baseado no ‘Estatuto do Idoso’ e visa os interesses das pessoas carentes da melhor idade. O CIAPI funciona na Defensoria Pública de Palmas, de segunda a quinta- feira, das 8 às 12 horas. Entre os principais serviços realizados está a orientação e atendimento jurídico aos idosos a partir dos 60 anos de idade sobre seus direitos, como por exemplo: gratuidade do transportes estaduais e Interestaduais e benefício da prestação continuada (aposentadoria por idade), entre outros.

De janeiro a julho deste ano, já foram registrados 361 atendimentos através do CIAPI.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Defensoria Pública