Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Dante Coelho é tocantinense, nascido na cidade de Pium

Dante Coelho é tocantinense, nascido na cidade de Pium Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Dante Coelho é tocantinense, nascido na cidade de Pium Dante Coelho é tocantinense, nascido na cidade de Pium

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal aprovou ontem, quarta-feira, 06, a indicação do ministro de segunda classe Dante Coelho de Lima para o cargo de embaixador no Chipre. Dante Coelho é tocantinense, nascido na cidade de Pium.

O senador João Ribeiro (PR-TO), que está em Brasília desde segunda-feira (04) para um encontro com o presidente Lula e a ex-ministra e presidenciável Dilma Rousseff, foi um dos defensores da aprovação do nome do novo embaixador brasileiro na reunião da Comissão do Senado.

João Ribeiro

Dante Coelho de Lima é um nome que orgulha todo o Tocantins, disse o senador ao destacar alguns destaques de seu currículo: advogado, que iniciou sua carreira diplomática em 1968 com passagens pelas principais capitais do mundo como Oslo, Washington, Caracas, Abdijan, Assunção, Lisboa, Roma e Belgrado (desde 2006).

No Chipre – país situado entre a Turquia e a África - Dante Coelho de Lima será o responsável pela Embaixada do Brasil que está instalada desde fevereiro deste ano. Dante será o primeiro embaixador do país que tem pouco mais de um milhão de pessoas e cuja língua predominante é o grego.

Durante a sabatina do diplomata frente aos senadores, Dante Coelho de Lima explicou que os principais produtos de exportação do Brasil para o Chipre são café, óleo de soja e milho e calçados. O Brasil compra endopróteses expansíveis (stents), equipamentos para empacotar mercadorias e azeitonas. A proposta do novo embaixador é “trabalhar para incrementar a relação comercial entre os dois países”.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro