Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Coordenação Regional da Funasa do Tocantins (Core – TO), por intermédio do Distrito Sanitário Especial indígena (Dsei – TO), iniciou no dia 30 de setembro, um reforço na atenção básica de saúde indígena, com a intensificação das ações na área de saúde e saneamento básico, em aldeias indígenas da Etnia Javaé, localizadas na Ilha do Bananal, município de Formoso do Araguaia.

A ação que termina essa semana, no próximo dia 16, é composta por profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), técnicos de Saneamento, educadores em saúde e comunidade indígena das aldeias.

O atendimento é feito nas aldeias priorizando as crianças menores de cinco anos, com avaliação do peso; gestantes com o atendimento ao pré – natal e puericultura, execução do Projeto “Saúde do útero também é Cultura”, avaliação dos casos referenciados, busca de sintomático respiratório, casos de hanseníases, realização de teste rápido para diagnóstico do HIV, acompanhados por atividades de educação em saúde.

Na área de saúde serão intensificados os programas: saúde bucal, saúde da mulher e da criança, vigilância alimentar e nutricional, imunização, tuberculose, hanseníase, Dst/Aids, saúde mental, referência e contra referência. Com relação às ações de saneamento básico será feitos aprofundamentos dos poços que fornecem água para os reservatórios, realizar limpeza das caixas de dágua e reparos em torneiras, beneficiando cerca de 1.300 indígenas.

Segundo Ivaneizília Nolêto, chefe do Dsei _ TO, as ações faz parte das metas do Plano Operacional e Distrital/10, que visa reduzir a mortalidade infantil nas populações indígenas de abrangência do Distrito.

A Etnia Javaé está localizada nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, com uma população de 1.810 indígenas distribuídas em 14 aldeias.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Funasa