Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em reunião realizada ontem, terça-feira (16) o Coordenador da Sub-área de Paraíso do Tocantins apresentou aos membros da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, os dados parciais do recenseamento realizado entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro.

O coordenador Roberto Amaral destacou a importância da criação da agência do IBGE em Paraíso e agradeceu o suporte e parceria da Prefeitura Municipal que, segundo Roberto, sempre colaborou com os trabalhos, “o Prefeito Paulo Tavares deu o primeiro passo e essa parceria foi firmada com seriedade e capricho”.

De acordo com os dados, Paraíso obteve um crescimento considerável desde o ultimo recenseamento em 2007. A população cresceu de 40.290 em 2007 para 44.310 habitantes em 2010. Até o dia 21 deste mês, ultimo dia de transmissão dos dados para o Tribunal de Contas da União. A taxa de crescimento da população saltou de 1,65% ao ano (2007) para 2,06% (2010). Nesse contexto o município atinge o índice de 2.0 no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o antigo índice era 1.8. Isso significa um aumento de cerca de R$ 1.200.000,00 do repasse do Governo Federal, destinados a investimentos nas áreas de educação e saúde para o ano de 2011. A pesquisa mostrou ainda o número de domicílios (14.825) e a média de pessoas por domicilio (3,3).

Câmara de Paraiso

Durante a tarde os dados foram apresentados para os vereadores, representantes da prefeitura e o público presente no auditório da Câmara Municipal de Paraiso do Tocantins. O coordenador Máximo Leví aproveitou para agradecer o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura, afirmando que a criação da Agência em Paraíso foi uma grande conquista para o município.

O Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Valdeni Brito, que fazia parte da comissão, parabenizou o IBGE pela competência da equipe e reafirmou a parceria entre Prefeitura e a instituição de pesquisa. Participaram da reunião os vereadores Jozelino Rodrigues, Hilma Mascarenhas, Lafaete Lobo, Antonio Martins (Colombiano), Virgilio Azevedo e Amiron Pinto.