Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Na última semana de novembro a Câmara de Palmas realizará sessão solene, quando entregará a Comenda Zumbi dos Palmares para homenagear cidadãos e entidades que atuam na defesa dos direitos humanos, na promoção da vida e que se destacaram no combate a qualquer tipo de discriminação ou preconceito no Tocantins.

A Comenda foi aprovada na Câmara Municipal de Palmas em 2009 por iniciativa do Movimento Negro através do vereador Bismarque do Movimento (PT).

Este ano serão homenageados o GRUCONTO - Grupo de Consciência Negra do Tocantins, o capoeirista Mestre Timbau, e a Mãe de Santo Mãe Magna de Oxum das Arnos, a sessão solene ocorrerá no última semana de novembro.

A proposta é que anualmente quatro personalidades e/ou entidades sejam homenageadas. Originalmente a comenda será, conforme proposta, cedida pelos parlamentares em sessão solene a ser realizada na semana do dia 20 de novembro.

A data não foi escolhida ao acaso. Trata-se do dia da consciência negra e relembra a morte de Zumbi dos Palmares, nascido nas Alagoas em 1625 e batizado com o nome de Francisco. Zumbi foi um dos lideres mais famosos do povo negro na época da escravidão e tido como o responsável pela organização das forças de defesa do Quilombo dos Palmares.

O nome do líder da resistência negra é lembrado para reconhecer o trabalho desses cidadãos e entidades, por ser ele um símbolo da resistência negra contra a escravidão.

Em 1678, Zumbi, renegando um acordo de paz desfavorável com os portugueses, provocou uma guerra civil no Quilombo dos Palmares e liderou a resistência contra os portugueses, que durou 14 anos.

Zumbi dos Palmares deixou o exemplo da importância do combate à qualquer tipo de discriminação ou preconceito, pois na República dos Palmares todos os discriminados pela sociedade eram aceitos.

As nomeações serão feitas por decreto legislativo e impõe a todos lembranças, reflexões, identidades. Nos leva a pensar na cidade real, formada pela diversidade étnica.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa Bismarque do Movimento