Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Apesar de todos os avanços a Aids ainda é um grave problema de saúde pública. Autoridades sanitárias têm investido seriamente em pesquisas, tratamentos, capacitação para profissionais de saúde e campanhas de esclarecimento, mas a conscientização das pessoas ainda é a forma mais eficiente de combate à doença, que pode ser evitada de maneira muito simples com pequenas mudanças de hábitos.

Com base nessas conclusões, o Hospital de Doenças Tropicais – HDT, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e em parceria com o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, realizou o I Seminário Amazônico Multidisciplinar, para discutir os avanços e desafios na luta contra o HIV / Aids e Hepatites Virais.

O objetivo do evento que termina hoje, foi ainda o de promover uma maior integração entre os serviços no âmbito do SUS, a partir da divulgação de informações técnicas e científicas, possibilitando a troca de conhecimento entre
a comunidade acadêmica, assistencial, gestora e científica. ‘’Nossa intenção é de socializar o trabalho realizado pela equipe de profissionais do HDT, abordar as perspectivas e os desafios no tratamento e na qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids e hepatites virais”, diz o administrador Hilário Fábio, diretor geral do HDT.

OI Seminário Amazônico Multidisciplinar do HDT teve abrangência regional, atraiu 233 participantes e reuniu profissionais renomados responsáveis pela realização de conferências, mesas redondas e atividades culturais. As palestras abordaram temas como: "A importância da pesquisa no âmbito do SUS"; "O acompanhamento das pessoas contaminadas"; "Desafios da adesão ao tratamento"; "Aids e co-infecções"; "Os direitos da pessoa que vive com Aids"; "A prática do aconselhamento no contexto do SUS", dentre outros assuntos.

A proposta dos organizadores é que a partir dessa primeira edição, o evento passe a fazer parte da agenda anual de eventos do HDT e do Estado. “Além de divulgar as ações do HDT, iniciativas como essa contribuem para uma maior integração dos serviços do SUS, a partir da reflexão sobre o trabalho conjunto de todos os atores envolvidos e divulgação das informações técnicas e científicas geradas”, enfatizou a enfermeira Zilene Silva, gerente doCTA, do Hospital de Doenças Tropicais.

Para a enfermeira, que também é a idealizadora do evento, o saldo desses quatro dias de discussões sobre Aids e Hepatites Virais foi bastante positivo, principalmente no que se refere à participação do público. Essa opinião também é compartilhada pela psicóloga, Vanúsia Leite Dias, para quem o Seminário é um complemento das atividades diárias do CTA, cuja meta é de trabalhar métodos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, fornecer orientações e informações, além de motivar a adesão aos tratamentos disponíveis.

Saiba mais sobre o evento

A realização desse evento, que antecede as comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, é o resultado de uma iniciativa vencedora de uma equipe de profissionais do Hospital de Doenças Tropicais, coordenada pela enfermeira Zilene Silva.

Concorrendo com instituições de saúde de todo o país, o HDT foi selecionado, no ano passado, para receber um prêmio de 50 mil reais do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – SCTIE, como forma de estimular a realização de eventos científicos na área da saúde em 2010. Participaram do processo seletivo 200 projetos, mas apenas 30 foram selecionados. O projeto do HDT com o tema 1º Seminário Amazônico Multidisciplinar do HDT: avanços e desafios na luta contra a Aids foi o único contemplado no Tocantins. Na região norte apenas esse projeto do HDT e um outro de Belém - PA foram escolhidos.

Fonte: Ascom Sesau