Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os indicadores da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - PEIC, realizada em todas as capitais brasileiras pela CNC e Federações do Comércio apontam um cenário econômico positivo. Em Palmas, a PEIC apresentou um total de 65% de famílias endividadas, sendo que 26% possuem contas em atraso e 9% não terão condições de quitá-las. O índice não é alarmante, ao contrário, segundo a Confederação Nacional do Comércio - CNC a ligeira alta no total de famílias endividadas é reflexo do bom momento econômico no país e deve se refletir no melhor Natal da década.

Em relação ao mês passado, o número de endividados subiu oito pontos percentuais. Desde julho, quando chegou ao menor índice, o número de endividamento tem aumentado. Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, esse crescimento não é preocupante. “É natural que o mercado se movimente quando se aproxima as festas de fim de ano, e consequentemente as pessoas consumem mais e acabam endividadas. Endividamento não significa prejuízo, ao contrário, mostra que as pessoas estão contribuindo para a economia”, avalia.

Carvalho explica ainda que o número de inadimplentes é irrelevante para preocupar os comerciantes e que essa oscilação de percentual, ora mais acrescida, ora mais retraída, faz parte da economia. “Com a estabilização da economia brasileira há um crescimento gradual da confiança do consumidor e com isso, um aumento do endividamento que é essencial ao aquecimento do consumo no mercado interno”, lembra o presidente.

Perfil da dívida

A maior parte das dívidas assumidas pelos consumidores palmenses, este mês, continua sendo adquiridas pelo cartão de crédito. Em novembro os gastos com cartões de crédito atingiram 62% dos consumidores. Em seguida aparecem os carnês com 28,6%, financiamento de carro com 20,4% e crédito pessoal com 12,5%.

A pesquisa afirma ainda que dos 65% de famílias endividadas, 23,5% terão condições de quitá-las totalmente até o próximo mês, 42,4% pagaram parcialmente e 32,6% não poderão quitar até dezembro.

Sobre o comprometimento da renda familiar com as parcelas de dívidas, 14,6% das famílias entrevistadas disseram estarem com menos de 10% da renda comprometida na parcela da dívida, enquanto 6,1% estão com parcelas que comprometem mais de 50% da renda.

A PEIC é um indicativo mensal que a Fecomércio Tocantins, em parceria com a CNC disponibiliza no Estado, por enquanto as pesquisas abrangem somente a Capital, como nos demais estados brasileiros, mas pode futuramente se expandir. A precisão da amostra admite veracidade de 95% para uma população constituída de famílias em potencial, com margem de erro de 0,035 sob o nível de confiança.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fecomércio