Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Brasil (PT), criticou durante o IV Seminário Regional de Avaliação das Eleições realizado pelo PT em Guaraí no último domingo, 28, os petistas que não apoiaram os candidatos do partido nas eleições de outubro. “É inaceitável que vereadores e prefeitos petistas, que se elegem com o nosso suor, não apóiem nossos candidatos, e não apóiam por vaidade, por projetos pessoais. Poderíamos hoje ter um senador, um deputado federal, mas a vaidade foi maior”, enfatizou.

Júlio César enviou um recado claro a correligionários como prefeito de Palmas, Raul Filho, que apoiou a reeleição do senador João Ribeiro (PR), “quer continuar no PT, as regras são essas e essas? Se não quer, a porta da rua é a serventia da casa”, disse

Além da infidelidade partidária, os petistas falaram dos casos de fidelidade. “Tocamos uma campanha muito difícil, muitos companheiros foram exonerados na prefeitura, mas mantivemos nossa postura em apoiar os candidatos petistas porque somos fiéis ao partido”, frisou o petista de Rio dos Bois, Gleicimar Araújo, a exemplo também dos filiados do PT de Centenário.

A eleição de 2012 também foi um dos temas discutidos no Seminário. O vice-prefeito de Pedro Afonso, Coronel Dime, aproveitou o encontro para solicitar a divisão da Macro Regional de Guaraí, que é composta por 15 municípios. “Essa é uma região muito grande e precisamos nos fortalecer para elegermos mais prefeitos em 2012”, ressaltou

Em Colinas do Tocantins, o presidente municipal do PT de Arapoema, professor Olaíres, falou sobre a retirada da candidatura. “O povo do Tocantins queria uma outra alternativa”, disse.

Avaliação

“Os resultados da eleição nos municípios governados pelo PT precisam ser objeto de profunda reflexão. Precisamos debater o partido e precisamos reestruturar o partido e essa reestruturação começa a partir de janeiro com uma comissão que vai avaliar o PT em cada município”, enfatizou o presidente estadual Donizeti Nogueira.

A deputada estadual Amália Santana participou dos dois seminários e ressaltou a importância do evento. “Foram reuniões positivas, onde temos a oportunidade de avaliar o que foi positivo e negativo e onde podemos melhorar nas próximas eleições”.

Participaram dos dois Seminários, vices-prefeitos, vereadores, membros da Executiva Estadual e dirigentes municipais.

Municípios

No Seminário realizado em Guaraí, participaram petistas de Centenário, Pedro Afonso, Recursolândia, Couto Magalhães, Colinas, Guaraí, Pequizeiro, Rio dos Bois, Colméia e Tupirama. Já no Seminário realizado em Colinas participaram petistas de Bernardo Sayão, Colinas, Arapoema, Palmeirante, Tupiratins e Pau D’arco.

Seminários

Os próximos seminários acontecem nos dias 4 e 5 de dezembro nos municípios de Divinópolis e Dianópolis, na região Sudeste. O resultado das avaliações dos seminários será consolidado no fim de janeiro de 2011.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa PT