Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Coordenadoria Estadual do Movimento pela Conciliação divulgou hoje, que a Semana da Conciliação 2010 no Tocantins, encerrada na última sexta-feira, 3, resultou na homologação de 873 acordos. Ao todo, foram realizadas 2.076 audiências, o que leva a um percentual de 42% de causas solucionadas por meio dos acordos.

A soma de todos os valores homologados, conforme a coordenadoria, atingiu a marca de R$ 2.243.451,30. O movimento pela conciliação foi realizado de 29 de novembro a 3 de dezembro, e registrou o atendimento de 4.473 pessoas no Estado.

As audiências foram realizadas nas Comarcas de Araguaína, Araguatins, Arraias, Aurora do Tocantins, Colinas, Filadélfia, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Novo Acordo, Palmas, Porto Nacional, Tocantínia e Tocantinópolis. Participaram do movimento cerca de 100 pessoas, entre Juízes e Conciliadores.

No ano passado, o Tribunal de Justiça realizou 38% de acordos durante a Semana da Conciliação. As 1.278 audiências realizadas resultaram em 497 acordos, totalizando um montante de R$ 1.180.916,20.

No Tocantins, quem pretende resolver seus problemas na Justiça através do acordo não precisa esperar pelo mutirão nacional. A prática já faz parte da rotina de trabalho das Comarcas, tanto nos Juizados Especiais como também nas Varas Cíveis e de Família. No Fórum de Palmas funciona uma central de conciliações que, desde a sua criação em 2008, já realizou mais de duas mil audiências, com mais de mil acordos homologados.

Qualquer interessado em enviar seu processo para tentativa de composição na central de conciliações de Palmas poderá entrar em contato pelo telefone (63) 3218-4407 ou preencher o formulário disponibilizado no link do Tribunal de Justiça (www.tjto.jus.br/conciliacao). O serviço funciona durante todo o ano.