Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No Tocantins mais de 46 mil famílias foram atendidas com o Programa Luz Para Todos e mais de 16 mil foram assentadas pelo INCRA. A criação de superintendências como a da Pesca e Aqüicultura, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Patrimônio da União, e de programas como o Terra Legal da Amazônia foram importantes para a realização de muitas ações do Governo Federal no Tocantins nesses últimos 8 anos.

O balanço destas atividades do Governo Lula no Tocantins, foram apresentadas e discutidas nos dias 13 e 14 de dezembro em Palmas. “Estamos aqui para cumprir nossa missão para apresentar o que fizemos e mapear o que precisa ser feito no próximo governo da companheira Dilma Rousseff”, ressaltou o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira.

De 2004 a 2010 o Programa Luz Para Todos atendeu 46 mil famílias no Tocantins. Para 2011 a meta é atender mais 36 mil famílias que vivem sem energia elétrica na zona rural do Estado. “Sabemos que ainda existem muitas pessoas que vivem longe da rede de energia e que precisam de atendimento”, disse o coordenador do programa Adalberto Barros.

Ações

O superintendente do Incra-TO, Roberval Gomes, informou que no período de 2003 a 2009 mais de 16 mil famílias foram assentadas no Tocantins. Para o deputado estadual eleito pelo PT, José Roberto Forzani, ex-superintendente do órgão, na gestão de Lula houve muitos avanços, principalmente na parte estrutural dos assentamentos. “Principalmente em relação às moradias e estradas”, disse o deputado, que considerou como desafio para a próxima gestão a melhora dos índices de produtividade.

Patrimônio

A Superintendência de Patrimônio da União no Tocantins recebeu um prêmio de melhor gestão da região Norte, em um balanço geral realizado em Brasília na primeira semana de dezembro. “Recebemos o prêmio porque tivemos avanços na estrutura, nas ações e inovamos com a regularização de áreas urbanas e permissão de uso das praias públicas”, disse a superintendente Lucilene Alves.

Pesca

Até 2003, haviam apenas 860 pescadores cadastrados no Estado. De 2004 para 2010 já são cerca de 7 mil. O superintende da Pesca e Aqüicultura no Tocantins, Jozafá Maciel, falou dos avanços e desafios para o próximo governo. “Conseguimos levar cidadania, qualificação profissional, gerar renda e organizar as associações. Como desafio entendo que temos que avançar na questão da legislação ambiental e estou muito esperançoso que aumentaremos a produção aqui no Tocantins”, ressaltou.

O vice-presidente do PT Herlan Torres, moderou a reunião e avaliou o encontro. “Esse encontro foi muito proveitoso, principalmente para os próprios companheiros saberem o que está sendo realizado pelo Governo Federal no Estado. Agora vamos consolidar essas informações de cada órgão e fazer um documento oficial, uma carta que seja de informação e planejamento para a próxima presidente Dilma”, informou.

Órgãos

Apresentaram o balanço 7 órgãos dirigidos pelo PT: Programa Luz Para Todos da Eletronorte, Superintendência de Patrimônio da União, INCRA, Terra Legal da Amazônia do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Superintendência da Pesca e Aqüicultura, MDA e IPHAN. Participaram também representantes da Funasa, Correios e Peixetins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PT